Importância da Multivacinação em São Luís
No próximo sábado, dia 18, São Luís sediará o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento ocorrerá em várias unidades de saúde da cidade, com o intuito de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
A vacinação será disponibilizada nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos hospitais Vila Luizão, Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa. Para maior comodidade, a imunização também acontecerá das 10h às 20h no Shopping da Ilha, no primeiro piso (L1), próximo ao Supermercado Mateus.
Vacinas Disponíveis e Requisitos
No Dia D, os cidadãos poderão acessar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, entre elas as doses contra o sarampo, que abrangem pessoas de 6 meses a 59 anos, e a vacina contra o HPV, indicada para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. Para receber a vacina, é necessária a apresentação de um documento com foto e a carteira de vacinação.
Leia também: Telessaúde do RN se Destaca no Congresso Nacional de Saúde Digital
Fonte: feirinhadesantana.com.br
Leia também: Encontro Científico do Ministério da Saúde: Fortalecendo Pesquisa e Gestão na Vigilância em Saúde
Fonte: curitibainforma.com.br
A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 teve início em 6 de outubro e segue com ações programadas em todo o estado, com o objetivo de alcançar uma cobertura vacinal de 90% a 95%. As estratégias incluem mobilização social, microplanejamento das ações e combate à hesitação vacinal, com a finalidade de manter o Maranhão livre de doenças como sarampo e poliomielite.
Resultados e Cobertura Vacinal Atual
Conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Maranhão já obteve uma cobertura vacinal superior a 80% para a maioria das vacinas de rotina em crianças com menos de 1 ano. As vacinas que se destacam são a pneumocócica 10, com 89,03%, a penta, com 84,03%, e a meningocócica C, com 84,77%.
Leia também: Centro de Vacinação do Ministério da Saúde: Mais de 1.190 Doses Aplicadas em Dois Meses
Fonte: amapainforma.com.br
Entre as crianças com 1 ano, as vacinas que apresentaram os melhores índices incluem a tríplice viral – 1ª dose, com 88,96%, a meningocócica C – 1º reforço, que alcançou 87,04%, e a pneumocócica 10 – 1º reforço, com 86,88%.
É uma oportunidade valiosa para os pais atualizarem as vacinas de seus filhos e garantirem a proteção contra doenças evitáveis.