Iniciativas Sustentáveis no Judiciário Brasileiro
A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) protagonizou um importante painel técnico durante a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, realizada no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa (PB), na última sexta-feira (17). O evento contou com a presença da desembargadora federal Germana de Oliveira Moraes, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), e da juíza federal Danielli Rabelo Rodrigues, da Seção Judiciária de Pernambuco (SJPE), que compartilharam experiências voltadas à preservação ambiental e à promoção da sustentabilidade no Judiciário.
Comandando a mesa, a desembargadora Germana de Oliveira Moraes iniciou sua fala abordando o tema “Da sustentabilidade à harmonia com a Natureza”. Em sua apresentação, ela refletiu sobre a evolução do conceito de sustentabilidade, enfatizando a necessidade de uma mudança de paradigma que valorize a relação do ser humano com o meio ambiente. A magistrada defendeu que a harmonia deve se tornar a nova base para as decisões jurídicas e sociais, superando a mentalidade puramente desenvolvimentista em favor de um equilíbrio entre todas as formas de vida.
Referindo-se a exemplos de países da América Latina que já reconhecem a Natureza como sujeito de direitos, Germana destacou: “Nós não somos o centro do mundo – somos parte dele. Vivemos uma relação de interdependência. Somos Natureza também.” Ela acrescentou que a solução para a crise ambiental atual reside na busca por harmonia, afirmando que “a sobrevivência da humanidade depende da nossa capacidade de imitar a Natureza e aprender com ela”.
Leia também: Uema Participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com Temas sobre Sustentabilidade
Fonte: feirinhadesantana.com.br
Leia também: Uema Participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com Foco em Sustentabilidade
Fonte: curitibainforma.com.br
Após a palestra da desembargadora, a juíza federal Danielli Rabelo Rodrigues, presidente da Comissão Gestora Regional do Plano de Logística Sustentável (PLS) da 5ª Região, apresentou o modelo de atuação em rede do TRF5. Esse modelo integra comissões locais e grupos executivos regionais em prol da preservação ambiental. “Essa atuação conjunta promove o compartilhamento de experiências e capacitação do grupo todo, envolvendo servidores de diversas áreas. Isso permite que a sustentabilidade esteja presente em todas as frentes de atuação”, explicou Rodrigues.
Ela também destacou iniciativas significativas, como o “Painel de Sustentabilidade”, disponível no site do TRF5, que reúne diversos indicadores, e o “Programa Justiça Carbono Zero”. Além disso, mencionou práticas de gestão circular do carbono, que incluem a compostagem e o viveiro de mudas, que têm como objetivo tornar o TRF5 autossustentável em adubo orgânico. A juíza lembrou que o Tribunal foi laureado com o “Prêmio Juízo Verde”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Desempenho, por sua destacada produtividade em jurisdição ambiental na Justiça Federal.
Plantio de Árvores e Ações Símbolicas
A I Semana Nacional de Sustentabilidade teve início na quinta-feira (16), com uma simbólica ação de plantio de Pau-Brasil na Praça da Independência, em João Pessoa. A atividade foi acompanhada pela desembargadora Germana de Oliveira Moraes, que também participou da mesa de honra na abertura oficial do evento na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), representando o presidente do TRF5, Roberto Machado.
O encontro é promovido pelo CNJ, em parceria com o TRT-13, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal na Paraíba (JFPB). O principal objetivo é integrar ações sustentáveis ao cotidiano do Judiciário brasileiro e fortalecer a cooperação entre as instituições em todo o país.