Uma Celebração da Ciência e da Água
A 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se aproxima, trazendo uma oportunidade valiosa para instituições de ensino, comunidades e o setor científico de todo o Brasil se unirem em prol da conscientização ambiental. Em Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MTI) abrirá suas portas entre os dias 21 e 23 de outubro, apresentando uma programação gratuita que oferece aproximadamente 100 atividades, incluindo exposições, oficinas, jogos, palestras e visitas guiadas a laboratórios de pesquisa.
Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o evento buscará promover reflexões sobre a interdependência entre a sociedade e os recursos hídricos. Pesquisadores e grupos de estudo ligados ao Inpa desenvolverão atividades que abordam ecossistemas aquáticos, o comportamento de peixes e a biodiversidade presente em ambientes de água doce, além de discutir questões relacionadas à conservação de recursos hídricos e plantas das várzeas e igapós.
A Amazônia abriga uma vasta região costeira banhada pelo Oceano Atlântico, abrangendo os estados do Pará, Amapá e Maranhão. “Nosso foco central será a água, que é vital para a vida, e a diversidade de organismos que habitam esses ambientes aquáticos. Importante lembrar que a Amazônia é a maior bacia hidrográfica do mundo, responsável por despejar no oceano quase 20% da água doce do planeta”, explica Henrique Pereira, diretor do Inpa.
Leia também: Uema Participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com Temas sobre Sustentabilidade
Fonte: feirinhadesantana.com.br
Leia também: Uema Participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com Foco em Sustentabilidade
Fonte: curitibainforma.com.br
Mais de 30 grupos de pesquisa, projetos e laboratórios do Inpa estarão ativamente envolvidos nas atividades da SNCT deste ano, em parceria com diversas organizações. A solenidade de abertura ocorrerá na terça-feira, 21, às 8h30, e contará com o desfile de 80 alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, acompanhados pela Banda de Música do Comando do 9º Distrito Naval e pelo mascote “Bosquinho”. O desfile iniciará na portaria das esculturas e seguirá até a Praça da Bandeira, onde estarão concentradas a maior parte das tendas expositivas.
“Estamos animados para receber a comunidade, especialmente crianças e jovens. Já temos mais de 2.800 estudantes de 45 escolas agendados, abrangendo áreas urbanas e rurais de Manaus, além do público em geral”, disse Jorge Lobato, chefe do Bosque da Ciência e coordenador da SNCT. Para participar das atividades, é necessário agendar a entrada através do site do Bosque.
A programação diária incluirá mais de 20 tendas ao ar livre, além de atividades em salas no Centro de Convivência e na Biblioteca. Os visitantes poderão interagir com exposições que apresentarão amostras, materiais educativos, gráficos, vídeos, e uma feira de troca de livros, entre outros recursos, que ilustrarão pesquisas e inovações no âmbito da biodiversidade amazônica, abrangendo desde plantas e peixes até insetos e primatas.
“Ofereceremos uma série de atividades sobre aquicultura, mostrando tanto peixes de consumo quanto ornamentais, já que o Amazonas é um importante exportador dessas espécies. Teremos microscópios para a análise de parasitas de peixes, além de cartilhas, jogos e uma série de atividades educativas”, adiantou Elizabeth Gusmão, líder do Grupo de Pesquisa em Aquicultura na Amazônia Ocidental.
Leia também: 14º Congresso Amapaense de Iniciação Científica: Inovações de Jovens Pesquisadores
Fonte: amapainforma.com.br
Visitas aos Laboratórios e Seminários
Além das exposições, o evento contará com visitas a nove laboratórios que são essenciais para as pesquisas. As Coleções Zoológicas do Inpa abrirão suas portas em dois dias: na quarta-feira, das 14h às 16h para a comunidade interna e na quinta-feira para o público externo, durante todo o dia.
Essas coleções, que incluem Acervos de Invertebrados, Peixes, Anfíbios e Répteis, Aves, Mamíferos e Recursos Genéticos Zoológicos, são fundamentais para pesquisas e conservação da rica fauna amazônica.
“Abrir os laboratórios é permitir que o conhecimento flua, inspirando futuros cientistas e estreitando os laços entre a ciência e a sociedade. Convidamos todos a conhecerem a incrível diversidade da região e os métodos de preservação dos espécimes”, declarou Gisiane Lima, técnica das coleções zoológicas do Inpa.
Uma novidade deste ano é a integração dos Seminários da Amazônia à programação da SNCT. Esses seminários promoverão palestras de 20 minutos em linguagem acessível, permitindo que o público conheça os bastidores das pesquisas, desde a coleta de dados até a divulgação dos resultados.
Temas abordados incluirão a diversidade de peixes amazônicos, a descoberta de novos remédios e o uso da inteligência artificial na restauração da Amazônia. A sessão especial dos Seminários ocorrerá na quinta-feira, 23, a partir das 8h30, no Centro de Convivência.
A SNCT do Inpa conta com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Projeto Gavião-real, a Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa), e o Comando do 9º Distrito Naval, entre outros.