Premiação Internacional Reconhece Iniciativas Sustentáveis
O Governo de Minas Gerais, através da Invest Minas, agencia ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), recebeu um importante reconhecimento internacional pelo programa Rota da Descarbonização. A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira (22/10), em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
O prêmio de Excelência em Investimentos, concedido pela Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa, na sigla em inglês), foi atribuído devido ao comprometimento da agência com o avanço de uma economia mais sustentável. O programa Rota da Descarbonização conquistou o primeiro lugar na categoria Voz dos Investidores, que abrange iniciativas de Política de Advocacia.
Leia também: Turismo no Rio de Janeiro: R$ 10,6 Bilhões em 2025 | Crescimento e Sustentabilidade
Fonte: odiariodorio.com.br
Leia também: Fapes Anuncia Resultado da Chamada de Economia Verde e Azul com R$ 2,7 Milhões em Investimentos
Fonte: edemossoro.com.br
A Waipa, criada em 1995 com o apoio da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), é uma associação que reúne mais de 170 agências de 130 países, sendo um dos mais renomados prêmios entre as Agências de Promoção de Investimentos (IPAs, na sigla em inglês). A premiação é reconhecida por valorizar projetos que promovem melhorias inovadoras no ambiente de negócios e na sustentabilidade.
“O programa Rota da Descarbonização representa o compromisso do Governo de Minas na campanha Race to Zero, buscando a neutralidade nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050. Ao alinhar a competitividade com a responsabilidade ambiental, reafirmamos a crença de que é possível criar oportunidades, atrair investimentos e, ao mesmo tempo, proteger o futuro das próximas gerações”, ressaltou Frederico Amaral, secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Leia também: Ministério da Cultura e a Economia Criativa: Um Seminário para o Futuro Cultural do Brasil
Fonte: amapainforma.com.br
Atualmente, o programa encontra-se em fase de desenvolvimento de um roteiro estratégico (roadmap) destinado a orientar a transição de Minas Gerais rumo a uma economia de baixo carbono. A iniciativa foca na atração de investimentos em tecnologias de descarbonização, principalmente nas áreas que mais emitem GEE, como Energia, Transporte, Indústria e Agropecuária/Florestas.
