Fechar menu
    segunda-feira, outubro 27
    • Política de Privacidade
    • Sobre o Triângulo de Minas
    • Termos de Uso
    Triângulo de Minas
    • Cultura

      Olegário Turbantes: Moda Afro, Sustentabilidade e Ancestralidade na 34ª Edição do Minas Trend

      24/10/2025

      Comissão de Cultura da ALMG Aprecia Projetos Inovadores sobre Dança e Fototeca

      24/10/2025

      Minas Trend: Palestras Imperdíveis para o Setor de Moda

      24/10/2025

      Morre José Mendonça, Fundador do Curso de Comunicação da UFMG

      24/10/2025

      Moda Autorais: A Interseção da Originalidade e Tecnologia na 34ª Edição do Minas Trend

      24/10/2025
    • Economia

      Cerca de 250 Empresas Fecham por Dia em Minas Gerais: Entenda os Motivos

      24/10/2025

      Minas Trend 2023: R$ 33 Milhões em Negócios e Uma Nova Era da Moda

      24/10/2025

      Minas Gerais Reúne Conselho de Defesa Social para Combater Crimes no Setor de Combustíveis

      24/10/2025

      Espírito Santo e Minas Gerais: A Nova Era de Investimentos Ferroviários

      24/10/2025

      ANM Sem Recursos: Impactos na Fiscalização e na Economia de Minas Gerais

      24/10/2025
    • Nacional

      Chegada dos Corpos das Vítimas do Acidente de Ônibus em Pernambuco

      24/10/2025

      Policial Civil que Disparou em Trabalhadores em Contagem é Detido Após Ações em Vídeo

      24/10/2025

      Polícia Desmantela Esquema do Comando Vermelho em BH: Fardas da PM Apreendidas

      24/10/2025

      Justiça Militar de Minas Gerais Ganha 24 Novos Cargos: Entenda as Mudanças

      24/10/2025

      Operação Baco: Fiscalização de Bebidas Alcoólicas em Minas Gerais Avança

      24/10/2025
    • Política

      Reforma Tributária: Minas Gerais se Destaca como Ponto Estratégico no Piloto do IBS

      24/10/2025

      PEC da Privatização da Copasa é Aprovada em 1º Turno: O que Isso Significa para Minas Gerais?

      24/10/2025

      Vice de Zema se Filia ao PSD visando as Eleições em Minas Gerais

      24/10/2025

      IF Sudeste MG Recebe Selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

      24/10/2025

      Propostas para Combater o Capacitismo Recebem Aval Favorável na ALMG

      24/10/2025
    • Saúde

      Fraude em Consórcio de Saúde: R$ 4,5 Milhões em Bens Bloqueados em Minas Gerais

      24/10/2025

      Copasa Planeja Investir Mais de R$ 1 Milhão em Preservação Ambiental em Araxá

      24/10/2025

      Obras de Saneamento em Turmalina: Avanço de 85% no Tratamento de Esgoto

      24/10/2025

      Barbacena Inova com Primeira Cirurgia de Trauma Raquimedular no Hospital Regional

      24/10/2025

      Ampliação do Acesso à Fisioterapia Obstétrica na Saúde Pública de Minas Gerais

      24/10/2025
    • Tecnologia

      Tecnologia Mineira Revoluciona Biocombustível com Macaúba para Aviação

      24/10/2025

      Governo de Minas é Reconhecido com Prêmio de Inovação Digital 2025

      24/10/2025

      Minas Gerais Alavanca Inovações Tecnológicas com Investimentos Governamentais em 2024

      24/10/2025
    Triângulo de Minas
    Home:»Política»Cobraça eletrônica de pedágio em Minas Gerais: Avanços e Desafios
    Política

    Cobraça eletrônica de pedágio em Minas Gerais: Avanços e Desafios

    24/10/20253 min de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Imagem do artigo
    Comissão da ALMG aprova diretrizes para padronização da cobrança eletrônica de pedágios
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Avanços na Padronização da Cobrança Eletrônica de Pedágios

    O Projeto de Lei (PL) que visa estabelecer diretrizes para a padronização da cobrança eletrônica de pedágio por quilômetro rodado em Minas Gerais está ganhando espaço na Assembleia Legislativa do Estado (ALMG). Na terça-feira (21/10/25), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas deu um passo significativo ao aprovar, em primeiro turno, o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.487/24, de autoria da deputada Maria Clara Marra (PSDB).

    O deputado Thiago Cota (PDT), que relator da proposta e também preside a comissão, apresentou sua aprovação na forma do substitutivo nº 2. A proposta havia sido anteriormente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, a qual determinou a legalidade do PL sob a forma do substitutivo nº 1. Antes de seguir para o Plenário, a proposta passará ainda pelas Comissões de Defesa do Consumidor e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

    Leia também: Transporte Público de Volta Redonda: Nova Frota e Passagens Reduzidas com VR Card

    Fonte: odiariodorio.com.br

    Leia também: SUS Reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional: Um Marco no Brasil

    Fonte: amapainforma.com.br

    Alterações e Interoperabilidade nos Pagamentos

    A Comissão de Constituição e Justiça sugeriu um novo texto, visando a inclusão de dois pontos importantes na proposta original. O primeiro ponto busca inserir dispositivos na Lei 12.219, de 1996, que habilita o Poder Executivo a delegar, através de concessões ou permissões, os serviços públicos mencionados. O segundo ponto propõe transformar os diversos dispositivos contidos no texto original em comandos mais diretos e concisos.

    Durante as discussões na Comissão de Transporte, Thiago Cota se mostrou favorável às alterações sugeridas pela CCJ, mas enfatizou a importância de garantir a interoperabilidade entre os métodos de pagamento nas praças de cobrança eletrônica, mesmo que pertencentes a diferentes concessionárias. “Com isso, asseguramos a integração territorial do Estado e facilitamos a vida dos usuários das rodovias”, argumentou o deputado, sugerindo ao Executivo a necessidade de implementar essas adequações por meio de regulamento adequado.

    Leia também: Senado Aprova Projeto que Garante Gratuidade para Bagagem de Mão em Voos

    Fonte: edemossoro.com.br

    Rejeição de Emendas Relacionadas a Contrapartidas Sociais

    No mesmo encontro, a comissão também aprovou, em primeiro turno, a rejeição das emendas nºs 1 e 2 ao PL 1.649/23, de autoria do deputado Gil Pereira (PSD). Estas emendas, apresentadas em Plenário, visavam adicionar um artigo à Lei 12.219, de 1996, que tornaria obrigatórias as contrapartidas sociais e ambientais nos contratos de concessão de rodovias, ferrovias, aeroportos e outros modais de transporte. Essa lei já autoriza o Executivo a delegar, por meio de concessão ou permissão, a vários serviços públicos, incluindo o transporte de pessoas e bens.

    O relator Celinho Sintrocel (PCdoB) detalhou o conteúdo das duas emendas antes de propor a sua rejeição. A emenda nº 1 estipulava que as contrapartidas devem ser realizadas sem prejuízo das compensações exigidas no processo de licenciamento ambiental para reparações de impactos sociais e ambientais. Para Sintrocel, essa medida seria redundante, pois o texto original já prevê o cumprimento dessas obrigações, que possuem previsão legal específica.

    A emenda nº 2, por sua vez, tentava estabelecer que, além das contrapartidas sociais, é dever do concessionário assegurar o devido reassentamento e o direito à moradia digna e adequada, reparando os danos causados a pessoas, famílias e comunidades que precisassem ser realocadas devido a obras relacionadas aos serviços ou infraestrutura concedidos.

    O deputado Celinho Sintrocel avaliou que, embora a emenda apresente aspectos positivos, poderia resultar em um aumento nas tarifas ou pedágios nas concessões do Estado e geraria despesas adicionais para a administração estadual.

    Assembleia Legislativa de Minas Gerais cobrança eletrônica de pedágio projeto de lei transporte público
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Artigo anteriorA Carta do Conselheiro-Presidente do TCE de Minas Gerais: Uma Reflexão aos Servidores
    Próximo artigo Minas Gerais: O Destino Turístico em Alta em 2025

    Postagens relacionadas

    Política

    Reforma Tributária: Minas Gerais se Destaca como Ponto Estratégico no Piloto do IBS

    24/10/20255 min de leitura
    Cultura

    Comissão de Cultura da ALMG Aprecia Projetos Inovadores sobre Dança e Fototeca

    24/10/20252 min de leitura
    Política

    PEC da Privatização da Copasa é Aprovada em 1º Turno: O que Isso Significa para Minas Gerais?

    24/10/20254 min de leitura
    Deixe um comentário
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Últimas Notícias

    Fraude em Consórcio de Saúde: R$ 4,5 Milhões em Bens Bloqueados em Minas Gerais

    24/10/20251 Views

    Chegada dos Corpos das Vítimas do Acidente de Ônibus em Pernambuco

    24/10/20250 Views

    Reforma Tributária: Minas Gerais se Destaca como Ponto Estratégico no Piloto do IBS

    24/10/20250 Views

    Policial Civil que Disparou em Trabalhadores em Contagem é Detido Após Ações em Vídeo

    24/10/20250 Views
    Publicidade
    Document
    Últimas Notícias

    Fraude em Consórcio de Saúde: R$ 4,5 Milhões em Bens Bloqueados em Minas Gerais

    24/10/20251 Views

    Chegada dos Corpos das Vítimas do Acidente de Ônibus em Pernambuco

    24/10/20250 Views

    Reforma Tributária: Minas Gerais se Destaca como Ponto Estratégico no Piloto do IBS

    24/10/20250 Views
    Veja também

    Omoda 4: Novo SUV Híbrido Nacional com Preço Competitivo e Design Inovador

    22/10/2025

    Fundação Biblioteca Nacional Lança Catálogos de Manuscritos do Rio Colonial em Evento Especial

    18/10/2025

    Olegário Turbantes: Moda Afro, Sustentabilidade e Ancestralidade na 34ª Edição do Minas Trend

    24/10/2025
    Sobre Nós
    Sobre Nós

    O Triângulo de Minas conecta você aos fatos mais relevantes. Nascemos para trazer a notícia com a velocidade que o mundo exige, focando na região, em Minas, no Rio e no Brasil. Jornalismo moderno, direto ao ponto e confiável.

    © 2025
    • Cultura
    • Economia
    • Nacional
    • Política
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Sobre o Triângulo de Minas

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site é viabilizado pela exibição de anúncios online aos nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desativando seu bloqueador de anúncios.