Alerta de Tempestades e Granizo em Minas Gerais
Mais de 610 cidades em Minas Gerais estão sob alerta de “perigo potencial” para tempestades até a noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão estima que as chuvas possam acumular volumes entre 20 e 30 mm/h, chegando a 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes, que podem variar de 40 a 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
Esse cenário pode acarretar riscos significativos para a população e para a infraestrutura do estado. O Inmet alerta sobre o potencial de cortes de energia elétrica, danos em plantações e queda de galhos de árvores, além de alagamentos em algumas regiões. A previsão é especialmente preocupante para áreas como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Oeste de Minas, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.
Em face das previsões, o Inmet orienta a população a tomar precauções. Em situações de rajadas de vento, é importante evitar se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias. Além disso, o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada deve ser evitado durante as tempestades para prevenir acidentes.
