Evento de Cultura e Alegria
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza, no dia 30 de janeiro, a primeira edição de 2024 do projeto “Música na Praça”, que desta vez traz o autêntico samba raiz à Praça Agenor Santos, localizada no coração da cidade. A apresentação começa às 15h e está sob a responsabilidade dos talentosos músicos do grupo “Samba da Amendoeira”. Com acesso livre, o evento é uma ótima oportunidade para os amantes da cultura local se reunirem e celebrarem a tradição musical. Vale lembrar que a realização do evento dependerá das condições climáticas.
James Wilker, vocalista do “Samba da Amendoeira”, é um dos artistas beneficiados pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2023, uma ação que reafirma o compromisso da administração municipal em valorizar os artistas da região. Ele compartilhou suas expectativas em relação à apresentação, ressaltando a importância de levar o samba para um espaço público. “O ‘Samba da Amendoeira’ nasceu para celebrar o samba raiz, reunir pessoas e manter viva essa tradição tão importante da nossa cultura. Levar essa roda para a praça, em um ambiente aberto e familiar, é especial demais. Estamos preparando uma sexta-feira incrível, cheia de alegria e muito samba, para todos os amantes do gênero”, declarou.
Conexão entre Gerações
O grupo, segundo Wilker, reúne músicos, compositores e apreciadores do samba em um ambiente acolhedor, onde a música serve como uma ponte entre diferentes gerações. No repertório, os presentes poderão desfrutar de grandes clássicos do samba e do pagode, ao mesmo tempo em que se destaca a valorização de talentos locais. O “Samba da Amendoeira” é composto por músicos como Antônio Luís (tantã), Rodrigo Kurtz (surdo), Leandro Feijão (pandeiro), Júnio Vidal (cavaco) e Todynho (violão).
Na visão do secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, iniciar o ano com este projeto é uma maneira eficaz de reafirmar o compromisso da gestão com a democratização do acesso à cultura. “Começar o ano com o Música na Praça é reafirmar o nosso compromisso de levar cultura gratuita e de qualidade para os espaços públicos. A música precisa estar ao alcance de todos, ocupando as praças e promovendo encontros. Essa foi uma promessa feita pelo prefeito Fábio do Pastel na última edição do projeto e estamos cumprindo já no primeiro mês do ano, fortalecendo a cultura e valorizando nossos artistas”, destacou o secretário.
Um Compromisso com a Cultura
O projeto “Música na Praça” tem como principal propósito não apenas valorizar os talentos da música aldeense, mas também incentivar a cultura popular e oferecer momentos de lazer para toda a família. Na última edição, realizada durante o feriado nacional da Consciência Negra, o projeto foi um grande sucesso, atraindo um público expressivo em uma roda de samba raiz. Portanto, a expectativa é que o evento do dia 30 de janeiro seja igualmente memorável, reunindo a comunidade em torno da música e da cultura local.
