Maranguape Sedia Dia D de Vacinação Contra a Dengue
No último sábado, 17 de janeiro de 2026, Maranguape, município cearense, deu início ao Dia D de vacinação contra a dengue, uma ação promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Além de Maranguape, outras duas cidades, Nova Lima (MG) e Botucatu (SP), foram selecionadas para integrar essa primeira fase da campanha, que tem como alvo pessoas entre 15 e 59 anos, utilizando vacinas produzidas pelo Instituto Butantan.
O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, da secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho, e do prefeito de Maranguape, Átila Câmara, entre outras autoridades. Durante a cerimônia, o governador destacou a importância da vacinação, afirmando: “A partir do sucesso, aqui em Maranguape, os caminhos para a estratégia para combater a dengue serão clareados em todo Brasil. Vamos dar as mãos para vacinar o máximo de pessoas. Dá muito orgulho saber que nós brasileiros desenvolvemos a vacina contra a dengue. Muito obrigado aos profissionais de saúde de Maranguape”.
Importância da Seleção de Maranguape
Maranguape foi escolhida para essa ação não apenas pelo seu porte populacional, mas também por sua capacidade técnica, operacional e logística. O ministro Adriano Massuda ressaltou a parceria do Ceará com o MS, completando: “O Ceará é um verdadeiro parceiro do MS em diversas ações, em prioridades para o presidente Lula. Não é à toa que escolhemos a cidade de Maranguape e por isso também agradeço ao prefeito. Aqui temos uma estrutura de saúde que nos permite fazer esse acompanhamento. Essa é a primeira vacina para a dengue produzida 100% no Brasil, além de ser uma vacina em dose única”.
Objetivos da Campanha Nacional
A ação faz parte de um planejamento nacional que visa imunizar a população de forma estruturada e garantir o acesso às vacinas, ampliando gradualmente a cobertura conforme a disponibilidade de doses. Tânia Coelho, titular da Sesa, enfatizou a relevância das campanhas de vacinação para a sociedade. “Hoje é um grande evento. Muito obrigado prefeito, por nos dar essa força e se organizar em prol do que está acontecendo hoje. Queremos ampliar cada vez mais a imunização para a nossa população. Temos que sempre lembrar: vacina é vida. Aqui no Brasil conseguimos produzir vacina de qualidade e que já mostrou sua eficácia”, disse.
Número de Doses e Expectativas
Durante a campanha em Maranguape, serão disponibilizadas 60.125 doses, com a expectativa de vacinar cerca de 41% dessa quantidade apenas na primeira semana. O prefeito Átila Câmara expressou gratidão ao governador Elmano de Freitas, celebrando a escolha da cidade para iniciar a vacinação. “Gostaria de agradecer o governador por tudo que tem sido feito por Maranguape. Este governador que é o governador que mais investiu na história do nosso município. A dengue é uma doença muito lesiva e é por isso que devemos seguir combatendo essa doença. A vacina salva”, afirmou.
Moradores Apoiam a Vacinação
No local da campanha, moradores como o feirante Francisco Gerson, de 54 anos, manifestaram grande apoio à iniciativa. “Essa campanha é algo muito positivo. Saúde é algo indispensável. Por isso que estou aqui para tomar minha vacina”, explicou. Outra moradora, Lucia da Silva, de 48 anos, também aproveitou a oportunidade. “Vou tomar a minha vacina e já avisei ao resto da minha família para vir também. Minha filha, que está sempre nas redes sociais, também está divulgando. Isso é ótimo para todos nós”, comentou.
Campanha Estadual em 2026
A Secretaria da Saúde do Ceará programou, para 2026, uma campanha destinada a todos os municípios do estado, focando na imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Comparando os dados de 2024, houve uma queda de aproximadamente 60% nos casos de dengue registrados em 2025, resultado de uma série de ações coordenadas pela Sesa. A expectativa é que a nova campanha fortaleça ainda mais a luta contra essa doença, garantindo a saúde da população cearense.
