Uma verdadeira praça de serviços públicos
A Escola Estadual Efigênio Salles, localizada na Vila Cafezal, no bairro Serra, em Belo Horizonte, se transformou em um ponto de acesso a serviços públicos essenciais nesta sexta-feira (23/1). O primeiro Mutirão Cidadão de 2026, promovido pelo Governo de Minas, reuniu mais de 20 tipos de atendimentos, beneficiando mais de 3 mil pessoas da comunidade.
Coordenado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), o evento faz parte do programa Ouvidoria Móvel, que busca levar os serviços do governo até a população. A iniciativa visa facilitar o acesso a direitos, serviços e informações, atendendo uma das principais demandas dos cidadãos. Durante o mutirão, os moradores do maior conjunto de vilas do estado puderam acessar atendimento em um único lugar, onde puderam emitir documentos, se vacinar, buscar emprego, entre outros serviços.
Para Edson Nonato, que acompanhou um amigo em busca de emprego, o impacto do evento foi imediato. “É um evento muito importante, porque junta tudo em um só lugar. Muitas vezes as pessoas não têm acesso a esses serviços, e aqui ficou fácil”, disse, satisfeito com a oportunidade de trabalho que conseguiu.
Dentre os serviços mais procurados, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) se destacou. A Polícia Civil de Minas Gerais ofereceu o documento gratuitamente, com a opção de tirar a foto no próprio evento. Aqueles que não conseguiram uma senha puderam agendar o atendimento através da Unidade de Atendimento Integrado (UAI).
O casal Rosimere Rodrigues Froes e José de Paulo Froes foi um dos primeiros a chegar ao local para garantir a nova carteira de identidade. “Levantamos às três e meia da madrugada para chegar cedo e garantir a senha. Fomos os primeiros da fila e conseguimos nosso documento. Esse evento é um benefício que está ajudando toda a comunidade”, comemorou Rosimere.
Além da emissão de documentos, o Mutirão Cidadão também proporcionou vacinas por meio do Vacimóvel, serviços da Defensoria Pública, atendimentos da Copasa e Cemig, orientações sobre IPVA, e ações educativas das forças de segurança, entre outros. O evento ainda incluiu doações de mudas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), serviços do Detran/MG e oportunidades de empregabilidade, assistência social e saúde.
Gabriela Siqueira, ouvidora-geral do Estado, ressaltou a importância da ação: “O Mutirão Cidadão materializa o compromisso do Governo de Minas com uma administração próxima, acessível e orientada pelas reais necessidades da população. Nossa missão é ir cada vez mais onde o cidadão está, garantindo acesso a serviços e transformando essa escuta em melhorias concretas para a vida dos mineiros”.
A iniciativa pretende se expandir para outras regiões do estado ao longo de 2026, consolidando uma política pública voltada para o atendimento, acolhimento e participação social.
