Acolhimento e Conscientização no Janeiro Lilás
No último dia 29, foi celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma data que impulsiona a campanha Janeiro Lilás. Esta iniciativa visa promover o respeito, segurança, escuta e informação, especialmente no que diz respeito ao acesso à saúde para a população trans. Em Minas Gerais, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se destaca como o único serviço credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar cirurgias de transgenitalização.
Desde que foi credenciado em 2023, o HU-UFJF já atendeu 370 pessoas de diferentes partes do estado, oferecendo não apenas suporte ambulatorial através do Ambulatório de Processo Transexualizador, mas também uma gama de cirurgias, como redesignação genital, mamoplastia bilateral, orquiectomia, mastectomia, metoidioplastia, histerectomia, rinoplastia e condrolaringoplastia redutora.
A chefe da Unidade Multiprofissional do HU-UFJF/Ebserh, Raphaela Receputi, detalha como uma pessoa pode acessar esses serviços: “O acesso ocorre por meio da atenção básica. A pessoa deve procurar a unidade básica de seu território, onde será acolhida e, a partir deste primeiro contato, será feito o encaminhamento de acordo com o fluxo de atendimento do Ambulatório Trans do HU.” Segundo ela, fortalecer o cuidado em rede é fundamental para assegurar dignidade, acesso à saúde e cidadania para a população trans.
Encaminhamentos Regulados e Atendimento Humanizado
Todos os encaminhamentos para o HU-UFJF são regulados pela Prefeitura de Juiz de Fora, que tem trabalhado em conjunto para garantir um atendimento especializado e humanizado para pessoas trans. Raphaela acrescenta: “Janeiro Lilás é um mês de visibilidade, conscientização e combate à violência contra as pessoas trans. É um momento crucial para reafirmar que a saúde deve ser construída com respeito, escuta qualificada e cuidado adequado. O acolhimento de pessoas trans na rede de saúde deve assegurar um atendimento de qualidade, livre de discriminação, respeitando o nome social e a identidade de gênero de cada um.”
A equipe do atendimento ambulatorial do HU-UFJF é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas pélvicos, enfermeiros e médicos de várias especialidades. Além disso, o serviço conta com residentes dos programas de residência médica e multiprofissional, assim como estagiários e acadêmicos da UFJF, garantindo um acompanhamento hormonal e multiprofissional contínuo, assim como encaminhamentos personalizados, conforme as necessidades de cada usuário.
Importância do Janeiro Lilás para a Comunidade Trans
O Janeiro Lilás se configura como uma importante iniciativa para a comunidade trans, ao proporcionar um espaço de acolhimento e visibilidade. O mês é dedicado a refletir sobre os desafios enfrentados por essas pessoas, bem como promover a inclusão e o respeito nas esferas de saúde e cidadania. Como bem destaca Raphaela Receputi, o cuidado com a saúde deve ser pautado na dignidade e no respeito, assegurando que cada indivíduo tenha acesso a um atendimento de qualidade, que respeite suas particularidades e necessidades.
