Iniciativa Promove Discussões sobre Inovação no Ensino Superior
Na última terça-feira, 3 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu um encontro em Brasília para debater inovações na avaliação da educação superior no Brasil. Reunindo importantes figuras do setor, como o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, a reunião contou ainda com a presença de Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, e especialistas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Marcaram presença também representantes de instituições de renome, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro teve como principal objetivo aprofundar pesquisas para desenvolver indicadores que abordem a inovação, refletindo o papel das universidades no avanço científico e tecnológico do país.
A proposta se alinha à necessidade de aprimorar a avaliação do ensino superior, considerando as transformações ocorridas nos últimos anos, incluindo os dez anos do Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação, estabelecido em 2016, e as legislações de incentivo à inovação. A pesquisa conjunta visa identificar estratégias para mensurar aspectos como licenciamento de tecnologia, transparência, acordos de parceria e os registros de propriedade intelectual, além da prestação de serviços em pesquisa e desenvolvimento.
O secretário de Educação Superior, Marcus Vinicius David, destacou a relevância do papel do Sesu nesse cenário. “Há uma demanda clara do sistema por melhores condições de atuação no eixo da inovação. O desafio é alinhar esses instrumentos de avaliação aos objetivos institucionais da educação superior”, enfatizou. David ressaltou, ainda, a necessidade de um sistema avaliativo que acompanhe as mudanças e inovações no setor.
Manuel Palacios, presidente do Inep, comentou sobre as novas formas de atuação das universidades. “Precisamos construir indicadores que consigam analisar dados sobre a prestação de serviços e a transferência de tecnologias, levando em conta áreas estratégicas de inovação”, afirmou. Ele frisou que a construção desses indicadores é fundamental para entender melhor as dinâmicas de inovação no ensino superior.
A presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, também fez questão de parabenizar a iniciativa do Inep. “A inclusão de um novo indicador focado em inovação, relacionado aos demais já existentes, permitirá um diagnóstico mais abrangente das universidades. Precisamos constantemente atualizar os critérios de avaliação para refletir as mudanças em curso no setor”, completou.
Esse encontro marca um passo importante para fortalecer a integração entre universidades, setor produtivo e sociedade, promovendo um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no Brasil. Ao avançar nas discussões e pesquisas sobre a avaliação da educação superior, espera-se que essas instituições possam contribuir de forma ainda mais efetiva para o progresso científico e social do país.
