Minas Gerais Brilha no SXSW 2026
Minas Gerais se prepara para fazer sua estreia no South by Southwest (SXSW) 2026, um dos mais influentes eventos mundiais de tecnologia, inovação e criatividade, que acontece em Austin, nos EUA. Essa participação inédita é uma iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Codemge, o Sebrae Minas e a Hiker. O evento representa um marco importante para o posicionamento internacional do estado.
“Tudo isso nasceu de um sonho. Mas sonhos exigem coragem para enfrentar desafios e romper barreiras. Este projeto visa manter Minas Gerais no mercado internacional, sem perder a força interna de mais de 20 milhões de mineiros — é Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o mundo”, destacou Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo, durante a apresentação do projeto em um encontro em Belo Horizonte.
Reconhecido globalmente como um centro vital de convergência entre tecnologia, música, audiovisual e economia criativa, o SXSW reúne anualmente mais de 500 mil participantes de mais de 100 países. Com a sua integração à programação oficial, Minas Gerais se posiciona como um protagonista nas discussões mundiais sobre transição energética, minerais estratégicos e tecnologia, sem deixar de lado a cultura como motor de desenvolvimento e geração de valor.
A Nova Era Cultural de Minas
“Estamos vivenciando uma mudança de paradigma que resgata o orgulho de ser mineiro, nosso sotaque, hospitalidade e a maneira como nos reconhecemos enquanto povo. Cultura e turismo são fatores reais de desenvolvimento, geração de empregos e atração de investimentos”, reforçou a secretária durante o evento.
A estratégica participação de Minas Gerais no SXSW 2026 está organizada em três frentes principais: o Minas Day, a Casa Minas e uma série de ações de pré-SXSW. O Minas Day, agendado para 14 de março, contará com quatro painéis na programação oficial do SXSW, abordando temas como inovação, sustentabilidade e economia criativa, além de ressaltar a importância da cultura, gastronomia e comunicação na nova economia global.
A Casa Minas, que funcionará entre os dias 14 e 16 de março, será um espaço imersivo que exibirá a riqueza da produção artística e criativa do estado. O local reunirá expressões como música, dança, moda, audiovisual e gastronomia, destacando talentos mineiros e projetos reconhecidos internacionalmente, como o Favelinha Dance e a Favelinha Fashion Week.
Entre os artistas confirmados estão nomes como Djonga, Marina Sena, Toninho Horta, Pereira da Viola e Nath Rodrigues, além de experiências gastronômicas com chefs renomados, como Carol Fadel, Maria Clara Magalhães, Yves Saliba e Caetano Sobrinho. O evento também contará com apresentações de live painting de Sérgio Iron.
Cultura como Ativo Estratégico
A participação de Minas Gerais no SXSW 2026, portanto, visa aumentar a visibilidade internacional da produção artística do estado e solidificar a cultura como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico. Ao se apresentar em um dos maiores palcos globais da criatividade, o estado busca projetar uma imagem contemporânea, inovadora e conectada com o futuro.
“Minas Gerais chega ao SXSW pela primeira vez com uma estrutura robusta, refletindo a essência do nosso estado. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo nossa capacidade de negócios e encantar o público com uma cultura que é um verdadeiro reflexo da identidade e criatividade mineira”, concluiu Gustavo Garcia, diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas.
