Minas Gerais Se Reinventa no Turismo
REDACAO – Desde o início do projeto, a proposta foi clara: estruturar 16 novas rotas turísticas até 2026, abrangendo todas as regiões de Minas Gerais. O ano de 2023 assinalou o começo da fase piloto, que incluiu a implantação da Rota das Artes e das Rotas do Café do Sul de Minas e do Café do Cerrado Mineiro. Nessa etapa, foram testados modelos de governança, planejamento, qualificação e promoção.
Através do programa Check-in Turismo, promovido pelo Sebrae Minas, pequenos negócios passaram a receber consultorias focadas na qualificação das experiências turísticas e no fortalecimento da governança, o que teve um papel crucial na estruturação dos destinos, além de aumentar a competitividade dos pequenos empreendimentos.
Ao final de 2025, o Projeto Estratégico de Diversificação da Oferta Turística terá alcançado um marco significativo, com 14 rotas estruturadas e lançadas, das 16 inicialmente planejadas até 2026. As duas rotas restantes já estão em fase de planejamento e prototipagem, com lançamentos programados ainda para este ano. E há muito mais a ser esperado: o sucesso dessa iniciativa abriu portas para novas possibilidades.
Com os resultados obtidos, tanto em termos de impacto econômico quanto no fortalecimento da governança regional e na qualificação do setor turístico, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), em parceria com o Sebrae Minas, estuda a ampliação do projeto. A nova fase poderá incluir a incorporação de mais seis rotas turísticas, ampliando assim a abrangência da política pública e consolidando Minas Gerais como uma referência nacional em turismo de experiências. Essa diversificação promete não apenas valorizar ainda mais os territórios mineiros, mas também destacar a rica cultura e as tradições locais.
