Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta em várias cidades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de perigo para 456 municípios de Minas Gerais, indicando a possibilidade de tempestades severas. O aviso está em vigor até as 23h59 deste domingo (4). Durante o período, as regiões afetadas podem enfrentar chuvas que variam de 30 a 60 mm/h, ou até 100 mm ao longo do dia. Além disso, ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h e há a possibilidade de queda de granizo.
As condições climáticas adversas representam um risco real de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos em várias localidades.
Recomendações para a população durante o alerta
Frente a esse cenário, o Inmet recomenda que a população tome precauções. Em caso de rajadas intensas de vento, é aconselhável não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas publicitárias.
Se possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e, se necessário, o quadro geral de energia para minimizar os riscos de danos. A população pode obter informações adicionais e atualizações através da Defesa Civil pelo telefone 199, ou do Corpo de Bombeiros pelo 193.
Condições climáticas em Belo Horizonte e outras áreas
Em Belo Horizonte, as regionais já registraram quase 40% do total de chuvas esperadas para o mês somente nas primeiras horas do dia. Essa previsão acende o alerta para a possibilidade de alagamentos e transtornos nas vias. A Pista do Anel Rodoviário, por exemplo, teve que ser interditada após a forte chuva que atingiu a cidade.
As cidades que estão sob alerta incluem, mas não se limitam a:
- Abadia dos Dourados
- Abaeté
- Alvinópolis
- Betim
- Belo Horizonte
- Contagem
- Governador Valadares
- Montes Claros
- Rio Acima
- Uberlândia
Além dessas, uma extensa lista de municípios mineiros, como Chapada Gaúcha, Itabira, e Santa Luzia, também se encontram sob a mira de possíveis tempestades. As autoridades locais estão em alerta e preparam medidas para atender rapidamente qualquer situação de emergência que possa surgir.
A importância da preparação e precauções
Diante desse clima tempestuoso, é fundamental que os cidadãos se mantenham informados e sigam as recomendações das autoridades. As tempestades podem causar não apenas danos materiais, mas também representarem riscos à saúde e à segurança da população. Portanto, a atenção e a preparação são essenciais para evitar contratempos.
Minas Gerais, conhecida por suas diversas belezas naturais, também enfrenta os desafios das mudanças climáticas que, nos últimos anos, têm trazido eventos climáticos extremos. Por isso, é imperativo que todos estejam preparados e atentos a possíveis mudanças nas condições do tempo.
