Aeroporto Mineiro se Veste de Carnaval
Até o final deste mês, o BH Airport espera receber cerca de 1 milhão de passageiros, impulsionados principalmente pelo movimento do Carnaval, que ocorre até o dia 23 de fevereiro. Ao chegarem na capital e nas cidades históricas, os turistas vivenciam a essência da festa já no terminal. Com voos extras programados para atender a demanda durante o feriado, o aeroporto abriu suas portas para manifestações artísticas que celebram a cultura mineira e a diversidade do estado, transformando o desembarque no primeiro contato com a folia.
O grupo Samba Queixinho antecipou o clima do Carnaval de rua de Belo Horizonte, levando percussão e animação ao Desembarque 1. Além disso, uma instalação cenográfica foi criada para o período, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Casa Mineira. Este espaço foi idealizado sob o conceito “É só entrar. A rua é nossa”, convidando os visitantes a uma experiência imersiva, que conta com painéis de LED de alta resolução, efeitos visuais e uma trilha sonora inspirada nos blocos carnavalescos da capital.
“Somos a principal porta de entrada para os turistas que chegam para o Carnaval, e já nos tornamos uma extensão da festa. Estamos dando as boas-vindas aos passageiros com a identidade cultural que expressa nosso jeito mineiro e nosso espírito acolhedor, oferecendo uma programação atrativa com cortejos, apresentações artísticas, exposições e ambientações temáticas. O nosso terminal é o primeiro endereço da folia para quem chega à cidade. O Carnaval de Belo Horizonte se tornou referência no Brasil, consolidando-se como um dos maiores e mais vibrantes do país. Neste ano, esperamos mais de 400 mil passageiros entre os dias 12 e 23 de fevereiro”, comenta Rodrigo Côrtes, diretor de Operações do BH Airport.
Carnaval Seguro e Acolhedor
Rodrigo destaca, ainda, que “esse é o carnaval mais seguro do Brasil. Defendemos esse princípio para que o folião encontre alegria em um ambiente democrático, aberto e diverso, seja na capital ou no interior. O povo mineiro é conhecido por sua hospitalidade e recebe os turistas com todo carinho, algo que é típico da nossa cultura. A experiência do visitante começa logo ao desembarcar em Belo Horizonte, e procuramos garantir que a primeira impressão seja inigualável. Isso contribui para fortalecer Minas como um destino carnavalesco”, acrescenta Bárbara Botega, secretária de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais.
Programação Cultural em Destaque
A programação cultural do BH Airport durante o Carnaval é rica e diversificada, englobando exposições, intervenções artísticas e experiências gastronômicas. Um dos principais atrativos é a exposição “Carnaval com Arte – Quando a Rua Vira Tela”, que traz 20 obras do artista plástico mineiro Fernando Pacheco. Essas obras retratam a força, a diversidade e o lirismo da folia belo-horizontina, além de um painel curatorial sobre o artista.
A Companhia de Dança do Palácio das Artes também se faz presente, promovendo flash mobs artísticos que surpreendem o público com movimentos e energia carnavalesca. O Coral Lírico de Minas Gerais realiza intervenções especiais no desembarque doméstico, proporcionando aos recém-chegados uma recepção musical calorosa. Para completar a programação, o Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar de Minas Gerais traz marchinhas e ritmos clássicos da folia, em apresentações marcadas por memórias afetivas e animação.
