Evento Promove Conscientização sobre Saúde Mental
MARABÁ (PA) – Na manhã da última sexta-feira (23), a cidade de Marabá foi palco de uma ação especial em prol da saúde mental. O projeto “Cuidar da Mente” encerrou sua segunda edição com uma colorida passeata que percorreu as ruas do núcleo Cidade Nova. Organizada pelo Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a caminhada reuniu idosos, servidores e voluntários em um trajeto pela Avenida Minas Gerais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar da saúde mental.
A iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco, que visa promover a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental. Neste ano, o projeto se destacou por fortalecer a rede de proteção aos idosos e seus cuidadores. Atualmente, o Cipiar acolhe 22 idosos, sendo 15 deles cadeirantes, muitos dos quais recebem acompanhamento especializado por meio do Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament).
Helane Moreira, coordenadora do Cipiar e presidente do CMDPI, destacou a relevância do projeto: “Nós trabalhamos com o objetivo de cuidar da saúde mental, não apenas dos nossos idosos, mas também dos nossos servidores”. Segundo ela, a rede de apoio tem crescido, promovendo um olhar mais atento e abrangente sobre a saúde mental, que ganha prioridade na rotina de quem precisa de acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Nos dias que precederam a passeata, o evento dedicou quatro dias ao preparo de profissionais que atuam no acolhimento. Entre segunda e quinta-feira, foram realizadas palestras e atividades no “Espaço Acolher” voltadas para os servidores dos quatro plantões da unidade. Ariana Lima, assistente social do Cipiar, mencionou que o tema é relevante e começou a ser trabalhado internamente. “Trabalhamos com os servidores dentro do espaço com palestras sobre saúde mental. Hoje, no encerramento, realizamos a passeata, passando por pontos simbólicos, como o Colégio Adventista, onde fomos recebidos por um coral e soltamos balões”, explicou.
Para Luciana Nunes, cuidadora da instituição, a atividade foi um momento de autorreflexão. “Estar bem é também estar bem com a nossa cabeça. Janeiro é um mês especial para buscarmos informação e garantir uma boa atuação, tanto profissional quanto pessoal”, contou. A caminhada teve a participação de diversos órgãos da Prefeitura de Marabá, como a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apoiaram a iniciativa de conscientização e acolhimento.
