Um Passo em Direção à Inovação Tecnológica
O Governo de Minas Gerais participou, na última sexta-feira (19/12), da cerimônia de inauguração do Centro Global de Engenharia da Wabtec Corporation, um empreendimento que promete transformar o cenário da engenharia e da tecnologia no estado. Localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o centro é o primeiro da companhia na América Latina e representa um investimento privado de aproximadamente R$ 20 milhões.
Com uma área total de cerca de 9 mil m², o novo centro foi projetado para abrigar laboratórios e áreas de testes, além de estações de trabalho que permitirão a integração de até 300 engenheiros. A Wabtec já iniciou o processo de contratação dos profissionais, que atuarão em projetos voltados tanto para o mercado nacional quanto internacional, com foco em desenvolvimento de produtos e testes tecnológicos.
Colaboração entre Governo e Empresas
A inauguração do Centro Global de Engenharia representa a realização de um projeto anunciado em 2024, resultado do trabalho conjunto entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e a Invest Minas. Este avanço destaca a importância da missão oficial do governo aos Estados Unidos em maio do mesmo ano, que buscou atrair investimentos e gerar empregos qualificados no estado.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, enfatizou a relevância do projeto: “É um projeto que nasceu do diálogo direto com a empresa durante missão internacional e hoje se traduz em empregos qualificados e engenharia de ponta instalada no estado. Minas oferece segurança, mão de obra e um ambiente de negócios simplificado para empresas que pensam o futuro. Esse é o caminho para diversificar a economia e aumentar nossa competitividade”.
Impulsionando o Ecossistema de Ciência e Tecnologia
Além da Wabtec, o novo centro é um reflexo do empenho da Sede-MG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em fortalecer o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no estado. O empreendimento foi o grande vencedor do edital Come to Minas, criado para atrair empresas inovadoras e incentivar a criação de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e startups em Minas Gerais.
Lucas Mendes, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, ressaltou a importância das iniciativas do governo: “A Wabtec é exemplo de como os programas de C,T&I do Governo de Minas têm dinamizado a atração de investimentos. O novo centro de engenharia da empresa é exemplo do tipo de empreendimento que nossa iniciativa buscava fomentar em Minas, gerando mais oportunidades para desenvolvimento de tecnologias e criação de empregos”.
Evento de Inauguração e Expectativas Futuras
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do Governo de Minas, da Sede-MG, da Invest Minas, além de representantes do setor ferroviário e executivos da Wabtec e da prefeitura de Contagem. Ronaldo Alexandre Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, destacou o potencial do estado: “Essa inauguração traduz o potencial que Minas oferece em pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico. Além disso, mostra que aqui temos mão-de-obra qualificada capaz de suprir as necessidades desse empreendimento”.
Recentemente, a Wabtec também anunciou a abertura de uma nova linha de produção de locomotivas em Contagem, que irá aumentar a capacidade da fábrica em até 28%. A expectativa é que, até 2026, a unidade alcance a marca de mil locomotivas produzidas.
Além disso, a companhia expandiu sua presença no Brasil com dois novos Centros de Logística, um em Governador Valadares (MG) e outro em Monte Alto (SP), com o intuito de ampliar a capacidade de distribuição e apoiar o crescimento em outras áreas de negócio, como manutenção de via permanente e inteligência digital.
Com esses novos empreendimentos, a Wabtec projeta ultrapassar a marca de mil funcionários em Contagem até o próximo ano, somando as equipes da fábrica e do Centro de Engenharia. Atualmente, a empresa conta com 1.775 colaboradores em operação no Brasil.
