Modernização Estratégica da Infraestrutura
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) está passando por um processo de modernização significativo, ao adotar uma infraestrutura de TI de ponta, impulsionada pela tecnologia de computação multicloud híbrida oferecida pela Nutanix, em servidores de alto desempenho da Lenovo. Essa transformação foi concretizada em parceria com a Altasnet, uma integradora mineira com ampla experiência no setor.
Por muitos anos, o CREA-MG operou em um ambiente de TI que se mostrava obsoleto, instável e com pouca escalabilidade. Essa configuração causava interrupções frequentes nas operações, dificultando que a equipe agisse rapidamente na resolução de problemas. Cada atualização e manutenção exigia a abertura de chamados com o fornecedor de hardware, um processo que se revelou ineficiente e prejudicial ao desempenho dos sistemas de negócios e serviços digitais.
A gravidade da situação aumentou após a perda das licenças perpétuas do software de virtualização de servidores, forçando a autarquia a reduzir sua assinatura e, consequentemente, afetando a disponibilidade dos serviços essenciais. Assim, a parceria com a Altasnet visou não apenas a recuperação da performance, mas também a ampliação da capacidade dos serviços digitais oferecidos pelo órgão.
Infraestrutura Hiperconvergente para Melhor Desempenho
O novo projeto implementado pelo CREA-MG baseia-se na infraestrutura hiperconvergente da Lenovo ThinkAgile HX Series e na Nutanix Cloud Infrastructure Pro. Essa tecnologia permite a integração de computação, armazenamento e software de virtualização em um único conjunto de recursos, os quais são gerenciados por meio de uma interface unificada. Essa inovação traz uma série de benefícios, como maior visibilidade dos dados e a possibilidade de implementar ferramentas adicionais para garantir uma proteção mais robusta.
“Ganhamos maior visibilidade e podemos implementar mais ferramentas, garantindo uma proteção maior para nossos dados e serviços”, afirmou Gustavo Mendes Guimarães, gerente da divisão de governança de tecnologia e cibersegurança do CREA-MG. A nova abordagem também proporcionou uma visibilidade centralizada e tempos de resposta mais ágeis, além de uma redução considerável na complexidade operacional.
Marcelo Campanha, coordenador do setor de infraestrutura do CREA-MG, ressaltou a transformação positiva que a nova infraestrutura já trouxe em um curto período: “Em pouco tempo de uso, já vemos uma nítida mudança. A nova infraestrutura, que atualmente suporta 66 servidores Lenovo com Nutanix, além de máquinas de telefonia, oferece ao Conselho a confiança para hospedar novas demandas e projetos que antes eram inviáveis”.
Perspectivas Futuras e Novos Projetos de TI
Com a nova infraestrutura em funcionamento, o CREA-MG está prestes a concluir a migração das cargas de trabalho operacionais. O sucesso desta implementação inicial já estimulou a autarquia a planejar novos projetos de modernização em sua área de TI. Entre as iniciativas em pauta, estão a adoção de sistemas de inteligência de negócios que possibilitem a geração de insights de forma mais rápida, atualizações de domínio voltadas para a segurança e a estabilidade, e a migração para a versão mais recente do Microsoft Windows Server.
Fundado em 1934, o CREA-MG é o órgão responsável por fiscalizar e valorizar o exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Meteorologia e profissões tecnológicas em Minas Gerais. Vinculado ao Sistema Confea/Crea, o CREA-MG atua para assegurar que as atividades técnicas sejam realizadas por profissionais devidamente habilitados, garantindo a segurança e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
A Altasnet, por sua vez, é uma integradora brasileira de tecnologia da informação com sede em Belo Horizonte e atua desde 2002. A empresa atende tanto o setor privado quanto órgãos públicos, oferecendo serviços e soluções de TI consultivos e especializados, com foco em cibersegurança, redes corporativas, infraestrutura de data center e nuvem, automação de processos digitais e suporte técnico disponível 24 horas por dia.
