Nova Medida para Acesso Facilitado à Medicação
A partir da próxima segunda-feira, 22 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Congonhas dará início à descentralização da entrega de medicamentos controlados, uma ação que promete melhorar o acesso dos pacientes a esses tratamentos fundamentais. Inicialmente, a disponibilização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ideal/Jardim Vila Andreza e Dom Oscar I e II. O atendimento será realizado às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 15h30, exceto às quintas-feiras. É importante destacar que, durante o horário de atendimento de cada UBS, não haverá distribuição de medicações.
A Farmácia Central, por sua vez, continuará a desempenhar suas funções, realizando a dispensação de medicamentos controlados em seu horário habitual, das 7h às 18h, assegurando que a população tenha acesso ao atendimento durante todo o período.
A entrega dos medicamentos controlados será exclusiva para pacientes ou responsáveis que residem na área de abrangência das duas UBSs mencionadas. Para retirar a medicação, é imprescindível apresentar um documento oficial com foto do paciente ou do responsável.
Outro ponto a ser observado é a validade das receitas, que deve ser de 30 dias, além da data agendada para a retirada de uma nova receita. É fundamental que os pacientes e seus responsáveis estejam atentos a esses detalhes para garantir o recebimento contínuo de seus medicamentos.
Medicamentos Disponíveis nas UBSs
No início desse serviço, diversos medicamentos estarão disponibilizados para a população. Confira a lista dos medicamentos que poderão ser retirados nas UBSs Ideal/Vila Andreza e Dom Oscar I e II:
- Ácido Valpróico 250 mg, comprimido
- Ácido Valpróico 500 mg, comprimido
- Amitriptilina 25 mg, comprimido
- Biperideno 2 mg, comprimido
- Carbamazepina 200 mg, comprimido
- Carbonato de Lítio 300 mg, comprimido
- Clomipramina 25 mg, comprimido
- Clonazepam 2 mg, comprimido
- Clonazepam 2,5 mg/ml, gotas, solução oral
- Clorpromazina 25 mg, comprimido
- Clorpromazina 100 mg, comprimido
- Diazepam 10 mg, comprimido
- Fenitoína 100 mg, comprimido
- Fenobarbital 100 mg, comprimido
- Fenobarbital 40 mg/ml, gotas, solução oral
- Fluoxetina 20 mg, comprimido
- Haloperidol 1 mg, comprimido
- Haloperidol 5 mg, comprimido
- Haloperidol 2 mg/ml, gotas, solução oral
- Imipramina 25 mg, comprimido
- Levodopa 250 mg + Carbido 25 mg, comprimido
- Levodopa 200 mg + Benserazida 50 mg, comprimido
- Levomepromazina 25 mg, comprimido
- Levomepromazina 100 mg, comprimido
- Valproato de Sódio 250 mg/5 ml, xarope
- Venlafaxina XR 75 mg, comprimido
Para mais informações sobre a nova medida, os usuários podem visitar a UBS mais próxima ou entrar em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas pelo telefone 3732-0502.
