Iniciativa em Minas Gerais para Diagnóstico Precoce
Para melhorar o atendimento especializado e aliviar a demanda por exames, o Ministério da Saúde lançou no ano passado o projeto “Carretas do Agora Tem Especialistas”. Em Minas Gerais, a iniciativa concentra seus esforços no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O objetivo é diminuir as filas e o tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em áreas com alta demanda reprimida.
Nesta nova fase, os municípios de Virgem da Lapa, localizado no Vale do Jequitinhonha, e Conselheiro Lafaiete, na região do Alto Paraopeba, estão recebendo pela primeira vez a unidade móvel especializada. Antes, a carreta havia se deslocado para Taiobeiras, onde também realizou ações em Diamantina e Juiz de Fora. Esta ação faz parte da quarta rodada de deslocamento das unidades móveis do governo federal, que atenderá outros 12 municípios em estados como Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Atualmente, há 41 carretas de saúde operando em todo o Brasil. Dessas, 33 são voltadas para a saúde da mulher, cinco para exames de imagem e três para oftalmologia. O Ministério da Saúde planeja expandir esse número para 150 unidades móveis em todo o país.
Daniel Sucupira, assessor estratégico do Ministério da Saúde, afirmou que a principal meta da ação é reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados. “As carretas, ao oferecer serviços como mamografia, ultrassonografia e atendimento direto às mulheres, ajudam a melhorar a saúde da população e a dinâmica de atuação dos gestores municipais. É essencial levar esse serviço ao interior de Minas Gerais. O Vale do Jequitinhonha celebra essa importante iniciativa, que facilita o acesso ao atendimento e garante qualidade nos serviços prestados”, destacou.
Acesso a Exames e Prevenção do Câncer
Infelizmente, a falta de acesso a mamógrafos ainda é um obstáculo significativo para a prevenção do câncer de mama em várias regiões. Na segunda-feira, dia 19 de janeiro, será oficializado em Virgem da Lapa o início dos atendimentos da carreta de saúde da mulher do programa. As pacientes da rede pública, que já estavam previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, poderão realizar:
- Consultas especializadas
- Mamografias
- Ultrassonografias pélvicas
- Transvaginais
- Biópsias, essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero
A unidade móvel conta com uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, para assegurar um atendimento de qualidade e humanizado às pacientes.
Expansão do Programa em Outras Regiões
Além de Virgem da Lapa, outras cidades também receberão carretas de saúde da mulher nesta rodada, incluindo Boa Vista (RR), Palmeira dos Índios (AL), Santo Antônio do Matupi (AM), Taguatinga (DF), Várzea Grande (MT), Vitória de Santo Antão (PE), São Raimundo Nonato (PI) e Mesquita (RJ). Por outro lado, Santana do Ipanema (AL) e Niterói (RJ) estarão recebendo unidades voltadas para exames de imagem, que são essenciais para a confirmação de diagnósticos e definição de estratégias de tratamento.
