Uma Experiência para Toda a Família
A mostra “Primeira infância em férias” está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Belo Horizonte até o dia 26 de janeiro, trazendo uma proposta de entretenimento e aprendizado para toda a família. Com uma programação diversificada, o evento oferece espetáculos teatrais, sessões de cinema e uma exposição interativa voltada para bebês e crianças pequenas. Todos os trabalhos são fruto da criatividade do Grupo Eranos Círculo de Arte, de Santa Catarina, liderado por Sandra Coelho e Leandro Maman.
Dentre as atrações, destacam-se os espetáculos “O barquinho amarelo”, “Mergulho” e “Pô!Ema”, além da exposição “O céu, o mar e a palavra” e do projeto Cine Eranos, que exibe curtas-metragens autorais da companhia. O evento é voltado para pequenos a partir de 1 ano, além de pais e responsáveis que poderão se divertir e interagir com as atividades.
Inovações e Propostas Imersivas
“Já estivemos em BH três vezes e adoramos a cidade e suas famílias. O público de Belo Horizonte já conhece nossas obras, mas trouxemos novidades nesta edição”, comenta Sandra Coelho. A nova exposição “O céu, o mar e a palavra”, por exemplo, convida as crianças a explorar um ambiente imersivo e sensorial. Nesse espaço, os pequenos podem circular livremente entre projeções no chão, caixas de papelão e cubos manipuláveis, proporcionando uma interação diferenciada com a arte.
Coelho, que também possui formação em psicologia, incorpora elementos de sua área ao projeto. “Não há como desassociar a psicologia da arte. Trabalho muito com sonhos e símbolos da existência. Não é uma dramaturgia pedagógica com um enredo linear, mas algo que respeita a forma como as crianças se relacionam com o mundo”, explica. A artista ressalta a importância da capacidade das crianças de interagir simbolicamente com a arte e o universo ao seu redor.
Estímulo à Presença e Interação
A proposta não é apenas prender a atenção dos pequenos, mas também criar um espaço que favoreça a presença de bebês e adultos que os acompanham. Os espetáculos são realizados em um formato intimista, com plateias reduzidas e liberdade de movimentação. Aqui, as crianças não são obrigadas a ficar sentadas; elas podem se movimentar, falar e interagir entre si e com os cenários.
“É bastante desafiador fazer com que um bebê de colo, por exemplo, se mantenha em contato visual com a obra. Por isso, buscamos estimular o estado de presença poética tanto das crianças quanto dos adultos”, destaca Sandra.
Reflexão sobre Infância e Tecnologia
Outro aspecto abordado na mostra é a relação entre a infância, arte e tecnologia. A atenção dos pais, muitas vezes, se volta para os celulares, em vez de se concentrar nas experiências artísticas ao lado dos filhos. Sandra observa que “o grande desafio não são as crianças com as telas, mas os adultos. Quando oferecemos um ambiente de convivência e presença, as crianças se envolvem naturalmente na experiência artística”. Por essa razão, é recomendada a desconexão dos celulares durante as atividades.
“Muitos acreditam que bebês não se relacionam com o mundo, mas isso é um equívoco. Ao mudarmos essa visão e darmos atenção a eles, percebemos que suas respostas e significações são ricas. Aprendo muito mais com eles do que o contrário. Cada apresentação é única, assim como cada gesto das crianças”, conclui Sandra Coelho.
Serviço
Espetáculos:
“O barquinho amarelo” – De sexta a segunda, às 11h, até 26/1
“Mergulho” – De sexta a domingo, às 15h, até 25/1
“Pô!Ema” – Segundas-feiras, às 15h, até 26/1
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), à venda na bilheteira e no site oficial do CCBB BH.
Exposição:
“O céu, o mar e a palavra” – De quarta a segunda, das 10h às 22h, até 26/1
Entrada franca, mediante retirada de ingresso no site do CCBB BH.
Cinema:
Curtas “Os pequenos mundos” e “Cine.EMA” – Quartas e quintas, das 10h às 22h; de sexta a segunda, das 17h às 22h.
Local: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)
