Programação Cultural de Férias no Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade inicia o ano com uma rica programação de férias, oferecendo mais de 140 atividades que variam entre gratuitas e pagas, voltadas para toda a família e crianças de diferentes idades. A programação, que se estende por janeiro até o início de fevereiro, traz espetáculos, oficinas, exposições e ateliês, todos com o objetivo de proporcionar um ócio criativo e cultural ao público. A agenda completa pode ser acessada através do portal circuitoliberdade.com.br.
Na Casa Fiat de Cultura, o projeto “De Férias com Arte”, que se encerra em 23 de janeiro, convida todos para atividades lúdicas que giram em torno da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”. A atração “A lição de anatomia com Dr. Tulp” se combina com “Detetives da Casa Fiat de Cultura”, proporcionando às crianças a oportunidade de mergulhar na obra do renomado pintor holandês, enquanto exploram o corpo humano e tentam desvendar a quais obras pertencem os fragmentos visuais que recebem em envelopes secretos. A atividade “Luz e sombra da imaginação” também promete encantar, apresentando ao público infantil a biografia do artista por meio de um livro ilustrado.
Para os educadores, o museu preparou uma formação chamada “Entre a luz e a sombra na história da arte”, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro no YouTube da Casa Fiat de Cultura. Durante o curso, os professores terão a chance de explorar a história da arte, abordando diálogos entre movimentos como Renascimento, Maneirismo, Barroco e Romantismo, destacando artistas como Caravaggio e Rembrandt, e analisando como contextos sociais, políticos e religiosos influenciaram a produção artística entre os séculos XVI e XVIII.
Atividades para Crianças e Bebês
O Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB BH) também oferece atrações especiais para o público mais jovem. A “Mostra Primeira Infância em Férias”, que acontece até 26 de janeiro, comemora 15 anos do Eranos Círculo de Arte, uma companhia gaúcha reconhecida por suas inovações em teatro voltado para a primeira infância. Serão três espetáculos: “Barquinho Amarelo”, voltado para crianças a partir de um ano, que as convida a acompanhar a jornada poética de um barco de papel; “Mergulho”, que aborda o encontro de personagens de mundos diferentes para crianças de um a seis anos; e a performance poética “Pô!Ema – Criação Poética com Crianças”, indicada para crianças a partir de três anos, que retrata uma escritora enfrentando uma crise criativa.
A mostra também promove atividades gratuitas, incluindo a exposição “O Céu, o Mar e a Palavra”, além de sessões de cinema com produções do grupo. O “Ateliê Bebê – Pequenas Peças, Grandes Descobertas” apresentará o clássicos jogo de encaixe “Tetris”, em um espaço repleto de estímulos sensoriais. No final de janeiro, entre os dias 29 e 31, o Memorial Minas Gerais Vale realizará a “Oficina Ninho de Leitura”, para que bebês e crianças explorem sentidos, palavras e sentimentos através da literatura infantil, contando histórias com recursos variados.
Experiências Artísticas no Museu dos Brinquedos
O Museu dos Brinquedos, que integra o Circuito Liberdade, apresenta o ateliê “Brincar de Arte”, que oferece uma ampla gama de experiências artísticas para crianças e suas famílias até o final do mês. Os visitantes poderão participar de atividades como pintura em grandes superfícies, modelagem com argila, construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis e ainda contar com a magia de um teatro de fantoches. Além disso, o museu mantém atrações permanentes, como um quintal de brinquedos e uma exposição de itens históricos que contará com a apresentação da marionete Vovó Luiza. Durante as férias, a entrada será a preço popular com direito à meia-entrada para todos.
Exposições e Oficinas
No Palácio das Artes, a exposição “Bonecos Giramundo”, que ficará em cartaz até 26 de fevereiro, destaca a história do famoso grupo de teatro de bonecos Giramundo com cerca de 600 peças, incluindo bonecos, máscaras e objetos de cena, com entrada gratuita. Paradoxalmente, no CCBB BH, os fãs do universo otaku poderão apreciar “Yoshitaka Amano – Além da Fantasia”, que traz 218 obras do renomado artista japonês, revelando suas influências no mundo dos quadrinhos, animes e games.
As oficinas também são um destaque na programação, com mais de 20 atividades que incentivam a participação coletiva e o aprendizado. No Espaço do Conhecimento UFMG, as crianças poderão explorar cosmologias de diferentes povos, o sistema solar e a megafauna, além de se divertir com atividades práticas como pintura e modelagem. Todas essas atrações são gratuitas e vão até 31 de janeiro.
Entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, o Memorial Minas Vale vai oferecer oficinas artísticas que incluem musicalização e pintura, além da confecção de criaturas fantásticas inspirado nas obras do artista Ulisses Pereira, utilizando argila e outros materiais. Por último, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, o projeto “Férias é no Museu 2026” abordará o tema “Coleções e Memórias”, promovendo contação de histórias e oficinas de colagem e escultura até o final do mês.
