Medidas de Segurança Aumentadas Durante o Carnaval
No calor da folia, a preocupação com a segurança dos celulares tem crescido significativamente. O número de solicitações de bloqueio de celulares por roubo e furto saltou, refletindo a necessidade de atenção redobrada durante o período festivo.
O estudante Gabriel Dixini expressou a frustração de muitos foliões: “A gente foi ver depois, quando foi pegar para pagar uma bebida. A gente quer aproveitar e passa por esse estresse”. Este relato ilustra como a alegria do carnaval pode ser rapidamente ofuscada pela ação de criminosos.
Desde a última sexta-feira (13), o sistema Celular Seguro, instituído pelo governo federal, registrou mais de 2,5 mil notificações de furto, roubo ou perda de dispositivos móveis, o que representa um aumento de 11% em comparação ao carnaval do ano passado.
Para aqueles que se tornaram vítimas de furto no meio da festa, a orientação é clara: o folião pode utilizar o celular de um amigo para cadastrar o número do aparelho perdido na plataforma. O acesso é feito por meio da conta gov.br e o Celular Seguro se encarrega de bloquear o telefone, a linha e até mesmo aplicativos bancários, garantindo assim uma proteção mais eficaz.
No intuito de reduzir esses incidentes, os policiais de São Paulo adotaram um método inovador: se disfarçaram de foliões para se infiltrar e coibir a ação de ladrões. Essa estratégia resultou na prisão de oito suspeitos. Além disso, no Rio de Janeiro, duas pessoas também foram detidas por furto. A recomendação das autoridades é que os celulares não sejam deixados em locais de fácil acesso.
“Não conduza o aparelho no bolso traseiro, traga consigo à frente do corpo, de preferência dentro de uma doleira ou de uma pochete. Traga próximo ao corpo e verifique os locais para o uso desse aparelho”, aconselhou o capitão Edilaine Carvalho, porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais. Essa dica é essencial para que os foliões possam desfrutar da festa com mais tranquilidade.
