Um Marco na Cultura Brasileira
Recife (PE) – O edital Inova Cultura, uma iniciativa criada pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com o Ministério da Cultura, registrou 260 inscrições de projetos culturais, conforme divulgado nesta quarta-feira (04). Com um investimento de R$ 2 milhões, o programa visa apoiar propostas que promovam a pesquisa, desenvolvimento e inovação, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso à cultura. Além disso, busca fomentar soluções tecnológicas e sustentáveis no Nordeste.
A Bahia liderou o número de propostas enviadas, totalizando 56, seguida por Pernambuco com 52, e Ceará com 38. Também participaram estados como Paraíba (22), Minas Gerais (21), Maranhão (19), Rio Grande do Norte (15), Alagoas (14), Espírito Santo (10), Sergipe (8) e Piauí (3). O período de inscrições se encerrou no dia 30 de janeiro, e o resultado parcial da seleção está previsto para ser divulgado em 13 de março. Cada projeto selecionado poderá receber um financiamento de até R$ 200 mil, sendo que cada estado poderá contar com até dois projetos escolhidos.
Áreas Temáticas e Tendências
As propostas inscritas abrangem um total de 16 áreas temáticas ligadas à cultura e à economia criativa. O destaque vai para o eixo de Tecnologias e Mídias Interativas, que contabilizou 53 inscrições, representando 20,15% do total. Em segundo lugar, está o Audiovisual e sua Indústria, com 33 propostas (12,55%). A Educação Cultural e Criativa também mostrou boa adesão, somando 26 inscrições (9,89%).
A especialista Carmen Lúcia Couto, da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas da Sudene, expressou sua satisfação com o número de inscrições. “A cultura é um fator de inclusão e de desenvolvimento regional. Ela gera emprego e renda, elevando o PIB de estados e municípios. O volume de propostas recebidas nos deixou bastante satisfeitos, pois comprova que cultura e inovação estão interligadas”, afirmou.
Impulsionando a Inovação Cultural
O Inova Cultura tem como objetivo fortalecer os ecossistemas criativos e promover a inovação cultural dentro da área de atuação da Autarquia. A proposta busca impulsionar novos modelos de negócios e soluções inovadoras no setor cultural, criando oportunidades para artistas e empreendedores. Informações adicionais sobre o edital podem ser encontradas no Mapa da Cultura, que compila dados sobre a diversidade cultural e as iniciativas em todo o país.
