Intensificação Agropecuária Sustentável em Minas Gerais
A Embrapa, em parceria com a Baldan e a Fazenda Lagoa dos Currais, promove no dia 6 de março de 2026, a edição IV do Dia de Campo. Com o tema “Intensificação Agropecuária Sustentável para a Região Central de Minas Gerais”, o evento ocorrerá na Fazenda Lagoa dos Currais, situada em Codisburgo-MG.
Essa iniciativa faz parte do projeto “Dias de Campo”, que visa disseminar conhecimento técnico e boas práticas agrícolas, contribuindo para o aumento da produtividade sustentável no campo. Em um momento em que o agronegócio busca soluções inovadoras, os encontros promovidos pela Embrapa e Baldan se revelam essenciais.
Os Dias de Campo são uma oportunidade única para a troca de experiências entre produtores, especialistas e empresas do setor agropecuário. O intuito é apresentar tecnologias que se encaixam na realidade do agronegócio brasileiro, promovendo informações práticas e validadas em campo.
“A realização dos Dias de Campo evidencia o comprometimento da Baldan em estar próxima ao produtor rural, fornecendo soluções que realmente impactam a rotina nas propriedades. A colaboração com a Embrapa abre portas para o acesso a conhecimento técnico de qualidade, integrando prática e inovação para uma agropecuária mais eficiente e sustentável”, destaca Robson Zofoli, Diretor Comercial da Baldan.
Conteúdos Relevantes para o Setor Agropecuário
O evento é destinado a um público diversificado, incluindo produtores rurais, pecuaristas, técnicos, consultores, estudantes e profissionais interessados em aprimorar seus sistemas produtivos. Durante o Dia de Campo, os participantes poderão participar de palestras sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP), recuperação de pastagens, manejo do solo, consórcios forrageiros, desempenho animal, além de aprender sobre o uso de máquinas e implementos agrícolas, sempre com foco nas particularidades da região central de Minas Gerais.
Miguel Gontijo, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e responsável pela coordenação das atividades na Unidade de Referência Tecnológica Fazenda Lagoa dos Currais, ressalta a importância do evento: “Ao longo da programação, os participantes terão acesso a conteúdos valiosos que podem revolucionar suas práticas agrícolas e pecuárias, proporcionando uma melhor compreensão das técnicas que se adequam às necessidades e realidades da nossa região”.
Unidade de Referência Tecnológica Lagoa dos Currais
Desde 2015, a Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas-MG, e a Fazenda Lagoa dos Currais estabelecem uma Unidade de Referência Tecnológica (URT). Este espaço é dedicado ao desenvolvimento e validação de tecnologias para sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com o objetivo de garantir a sustentabilidade na produção de grãos e forragens, principalmente em áreas que foram reconvertidas a partir de pastagens degradadas na região Centro-Noroeste de Minas Gerais. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Agrisus.
A URT representa um avanço significativo na avaliação de práticas e tecnologias que visam melhorar a sustentabilidade e a eficiência do setor agropecuário.
Informações sobre o Evento
O Dia de Campo “Intensificação Agropecuária Sustentável para a Região Central de Minas Gerais” ocorrerá no dia 6 de março de 2026, das 8h às 12h, na Fazenda Lagoa dos Currais, em Codisburgo, Minas Gerais. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/m9q2Yb4wo2FH9L449. O valor de R$ 50,00 referente à inscrição será destinado à CHAMP1 Research Foundation, contribuindo para a pesquisa e inovação no setor.
