Um Sucesso em Números
A 34ª edição do Minas Trend, realizada no BH Shopping, chegou ao fim deixando um saldo animador. Considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina, o evento contou com a participação de 150 marcas e 203 estandes, atraindo 5.300 visitantes e gerando impressionantes R$ 33 milhões em negócios. Esse valor representa um crescimento de 10% em relação à última edição, demonstrando a força do setor.
Os participantes puderam acompanhar as tendências para a temporada de outono/inverno 2026 através de quatro desfiles voltados para o público infantil, um desfile adulto, além de oito palestras e o Cine Concerto com a Orquestra SESIMINAS. A participação expressiva de estandes neste ano, que cresceu 54% em comparação à edição anterior, reflete o bom momento econômico do setor produtivo em Minas Gerais.
A Moda Se Move com Você
Com o tema “A moda se move com você”, o Minas Trend reafirma a importância dos segmentos mineiros, incluindo vestuário, acessórios, moda têxtil, couro, calçados e joalheria. Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias e da Ajomig, destacou a edição como extremamente positiva, ressaltando que atendeu às expectativas com um fluxo significativo de vendas e captação de novos clientes. “Esse desempenho nos deixa otimistas sobre os pedidos e as movimentações que virão”, comentou.
Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, mencionou que o aumento da participação dos estandes e a iniciativa Trend Now foram os grandes destaques deste ano. “O evento demonstra a força do coletivo do setor, com todas as marcas unidas para tornar o mercado mais atrativo”, enfatizou.
Desempenho das Vendas
O segmento de Joias e Semijoias, representado por marcas como Zarpellon e Nino Brant, assim como o vestuário infantil da Gabriela Aquarela e bolsas de Follis, mostraram desempenho positivo nas vendas, com a maioria dos lojistas satisfeitos. Neusa Faria, uma marca tradicional presente na feira desde a época do ExpoMinas, celebrou o crescimento nos negócios. Fábio Faria, proprietário da marca, afirmou que as vendas podem ter crescido entre 15% e 20% nesta edição.
Os representantes da SP Showroom, que trazem as coleções da Follis, também se mostraram contentes. Joaquim Esteves e Marcello Manzini disseram que esta edição foi a melhor até agora, superando a meta de vendas no primeiro dia, atingindo 80% do total esperado, um resultado que superou vendas de eventos anteriores.
Expectativas Crescentes
A Nino Brant, em sua quarta participação no Minas Trend, também obteve bons resultados, com crescimento constante a cada edição. “Estamos muito satisfeitos, a cada evento, as vendas aumentam”, comemorou o representante da marca, que também registrou 80% de suas metas alcançadas.
A marca Roana, representada por Ana Patrícia Rosa Constantine, focada na linha kids com peças bordadas à mão, também teve um desempenho notável. “Recebemos clientes habituais e novos, e ficamos muito felizes com o resultado em apenas três dias”, concluiu.
Realização e Apoio
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, promovida pela Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios. O evento conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do Sebrae Minas, evidenciando a colaboração entre entidades para o fortalecimento do setor econômico mineiro.
