Esclarecimento de Nikolas Ferreira
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) revelou que ainda não se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para discutir seu papel nas eleições deste ano. Essa afirmação foi feita durante uma entrevista ao podcast ‘Ticaracaticast’ e surge em meio a rumores de que Flávio pretendia apoiá-lo na corrida pelo governo de Minas Gerais. O vice-governador do estado, Matheus Simões, aguarda o respaldo do PL para sua candidatura.
“Não encontrei com ele [Flávio], a gente não teve ainda uma reunião de diretriz para definir a maneira como vou colaborar no que for necessário. Quem vai assumir o controle? Tem alguém que vai fazer a estratégia da campanha? Bicho, não sei”, comentou Nikolas. Ele ressaltou que, de modo nenhum, faz parte do planejamento da campanha de Flávio.
Em sua declaração, o parlamentar também abordou as críticas que tem recebido dentro da direita, afirmando que muitas pessoas superestimam sua influência. Na mesma semana, Nikolas negou que estivesse sendo articulado para uma candidatura ao Executivo, afirmando que o PL está em busca de um candidato em Minas e deixando incerto o apoio a Simões.
“Vou para a reeleição no Congresso. Agora, mais do que nunca, está provado que minha voz em âmbito nacional é muito importante. E estamos trabalhando para achar um nome para o governo de Minas”, afirmou Nikolas em entrevista ao Metrópoles.
Apartado da Concorrência
O deputado fez questão de destacar sua intenção de se reeleger, um fato que também foi ressaltado em uma postagem no X, onde enfatizou a reeleição para a Câmara. Ele adicionou emojis de thumbs up e a bandeira do Brasil, demonstrando seu otimismo. Desde o ano passado, Nikolas tem mencionado que a possibilidade de concorrer ao governo está em seus planos, mas aliados de Matheus Simões consideram essa hipótese remota, embora potencialmente ameaçadora para o vice-governador, que deseja se posicionar como a única candidatura forte da direita no estado.
Arranjos na Chapa para o Senado
Matheus Simões está trabalhando para garantir uma posição ao PL na chapa ao Senado, conforme um acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro firmado no ano passado. Entre os nomes cogitados para a vaga, estão o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), atual presidente do diretório estadual, e o pai de Nikolas, o pastor Edésio de Oliveira.
“O presidente Bolsonaro, na última reunião que teve comigo em Belo Horizonte, antes de ser preso, afirmou publicamente que queria uma vaga do Senado na minha chapa para o PL. Essa posição está aberta e disponível para o PL desde então. Os presidentes Valdemar, Domingos Sávio e José Santana estão cientes disso. O deputado Nikolas também. Acredito que essa seja a melhor estrutura para o PL em Minas”, declarou Simões em entrevista ao GLOBO.
Definição do Candidato a Vice
Simões também mencionou que a escolha do candidato a vice deverá ser feita pelo governador Romeu Zema (Novo), que é pré-candidato à presidência. Nomes como o da vereadora de Belo Horizonte, Fernanda Altoé, amiga de Matheus, e do ex-deputado Tiago Mitraud, conhecido por seu conhecimento técnico, estão entre os cotados, assim como Gleidson Azevedo, atual prefeito de Divinópolis e irmão do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).
Nikolas Ferreira tem manifestado seu desejo de concorrer ao governo de Minas, tendo desempenho superior ao de Simões nas pesquisas. Ao ser procurado pela equipe do GLOBO, Gleidson Azevedo declarou que “aceitaria o desafio”, contanto que seu irmão não se candidate.
