Uma Recepção Mineira com Sabor
Belo Horizonte, 19 de janeiro de 2026 – A partir de hoje, quem desembarcar na capital mineira será recebido de forma especial, refletindo o famoso “jeito mineiro de ser”. O BH Airport agora abriga um estande temporário dedicado ao Queijo Minas Artesanal, uma iniciativa do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), em parceria com o aeroporto e com o patrocínio da Gerdau. Em celebração ao Dia Mundial do Queijo, que ocorre em 20 de janeiro, o estande contará com a participação de produtores locais de queijos artesanais, destacando a importância da valorização das tradições gastronômicas e culturais de Minas Gerais. A programação começa às 10h e promete entretenimento para toda a família, incluindo a presença do Qjim, o mascote em forma de queijo.
“Minas Gerais é reconhecida mundialmente pela tradição em produzir queijos de qualidade e sabor único. Receber os passageiros apresentando um dos símbolos mais representativos do nosso patrimônio imaterial é uma maneira de traduzir e expressar a mineiridade que tanto nos orgulha. A parceria com o Centro de Referência do Queijo Artesanal reafirma nosso compromisso em valorizar as tradições e a cultura de Minas, conectando sabor, identidade e hospitalidade mineira”, afirmou Rodrigo Côrtes, diretor de Operações do BH Airport.
Patrimônio Cultural e Identidade Mineira
Em 2024, as práticas do Queijo Minas Artesanal foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. “Ao levar o queijo mineiro para um dos principais pontos de entrada do estado, reforçamos a ligação entre gastronomia, cultura e turismo, valorizando os produtores e solidificando a imagem de Minas como um destino de experiências autênticas. Agora, quem chega à capital já é recebido com a essência do queijo, cultura e identidade. Em Minas, a hospitalidade começa pelo paladar”, destacou Sarah Rocha, diretora executiva do CRQA e da escola de gastronomia INHAC.
A colaboração entre o CRQA e o BH Airport, com o apoio da Gerdau, evidencia o compromisso com a promoção da cultura mineira e a realização de ações que conectam tradição e modernidade. O estande agora integra o cotidiano do aeroporto, impactando milhares de passageiros e transformando o Queijo Minas Artesanal em parte da memória afetiva de quem visita Belo Horizonte.
Valorização das Tradições e Sabores
“O Queijo Minas Artesanal é um patrimônio cultural que carrega a história, saberes e o trabalho de milhares de mineiros. Como uma empresa brasileira e mineira por essência, a Gerdau acredita que apoiar esta iniciativa é uma forma de reafirmar seu compromisso com a valorização de Minas Gerais e a preservação de suas tradições”, ressaltou Pedro Torres, diretor global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau.
Para aqueles que desejam explorar mais sobre os sabores e saberes do Queijo Minas Artesanal, a Exposição Permanente do CRQA está aberta ao público nas quintas e sextas-feiras, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h. Visitantes escolares, corporativos e da comunidade podem agendar visitas guiadas gratuitas pelo e-mail [email protected].
As visitas oferecem roteiros adaptados para diversas faixas etárias, permitindo que crianças, jovens, adultos e idosos vivenciem de forma lúdica e informativa o universo do queijo artesanal mineiro. Para grupos de idosos, são proporcionadas experiências que despertam memórias ligadas às tradições culinárias locais. Além disso, os visitantes participam de uma degustação comentada de queijos, recebendo certificados ao final.
Inovação e Educação Gastronômica
Além da Exposição Permanente, o espaço multiuso do CRQA conta com uma loja colaborativa que oferece produtos mineiros de qualidade, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, um anfiteatro para eventos diversos, uma área de convivência e uma sala de aula equipada com uma cozinha didática para atividades formativas. O CRQA está localizado no Espaço 356, no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte.
O CRQA, em conjunto com a escola social de gastronomia INHAC, fundada pelo chef Leo Paixão, forma um centro cultural inédito no Brasil, promovendo a cozinha mineira, os queijos artesanais de Minas e a inclusão produtiva de jovens por meio da gastronomia. O projeto conta com patrocínios de empresas como Gerdau, AngloGold Ashanti, Cemig, Instituto Unimed-BH, entre outras, e é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
