Expectativa de Impacto Positivo nas Vacinas contra a Dengue
A partir dos próximos anos, a realidade da dengue em Minas Gerais, uma doença que atinge a população há décadas, poderá passar por uma transformação significativa. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) acredita que, com a implementação em larga escala da vacina de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan, os casos graves da enfermidade deixarão de ser um desafio de saúde pública. Esse otimismo se baseia na testagem do imunizante em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, que terá início na próxima semana. A previsão é de que, até 2027, pelo menos 2 milhões de doses da vacina sejam disponibilizadas no estado.
O secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, revelou que “no ano que vem, teremos boa parte da população mineira vacinada, com a chegada da vacina do Butantan. Estima-se uma distribuição de 20 milhões de doses no país, sendo que aproximadamente 2 milhões de mineiros, entre 12 e 59 anos, deverão ser vacinados”.
Baccheretti destaca que, por se tratar de um imunizante de dose única, a cobertura vacinal se torna mais simples de ser alcançada. Estudos demonstraram que a vacina nacional apresenta uma eficácia média de 74,7%, proteção de 91,6% contra formas graves da doença e 100% de eficácia em prevenir hospitalizações. “No próximo ano, com mais pessoas vacinadas, esperamos que, em um futuro próximo, não tenhamos casos graves de dengue. Embora possamos ainda ver pacientes com sintomas, eles serão leves. Essa é a nossa expectativa para os próximos anos”, enfatizou.
Nova Lima: Ponto Focal na Imunização
O município de Nova Lima, situado na Grande Belo Horizonte, foi escolhido junto com Maranguape, no Ceará, e Botucatu, em São Paulo, pelo Ministério da Saúde para realizar estudos sobre o impacto da nova vacina do Butantan em uma estratégia de ‘imunização acelerada’. O público-alvo da testagem será a população com idade entre 15 e 59 anos, utilizando uma parte do lote de 1,3 milhão de doses que já foi fornecido. Em seguida, a vacinação será estendida aos profissionais de saúde que atuam na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Baccheretti, a cidade de Nova Lima colherá os benefícios de uma vacinação intensificada contra a dengue. “Em Nova Lima, podemos esperar, dado o sucesso da vacina em estudos anteriores, que haja uma drástica diminuição ou quase ausência de internações devido à dengue quando a cobertura vacinal estiver completa”, afirmou.
Novas Expectativas para a Temporada de Dengue
O secretário também compartilhou a expectativa de que, neste ano, o pico de casos de dengue seja adiado para abril, ao contrário do que é comum, que ocorre em março. “Estamos observando que, até agora, os casos são bem baixos no início do ano”, completou Baccheretti.
A Importância da Vacinação na Luta Contra a Dengue
Fábio Baccheretti reiterou a relevância da vacinação para o controle da doença. “Mesmo com a vacinação focada em grupos específicos, cada pessoa imunizada ajuda a interromper a transmissão. Quando um mosquito pica um indivíduo vacinado, ele não consegue transmitir a doença, e isso cria um efeito em cadeia que resulta na redução dos casos”, explicou.
