Uma Homenagem à Cultura Mineira
Neste sábado, dia 31, às 20h, o Grupo Sarandeiros se apresentará no Grande Teatro do Palácio das Artes com o espetáculo Gerais de Minas. Essa apresentação faz parte da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e marca a celebração dos 20 anos desde a estreia deste espetáculo que é uma verdadeira ode à cultura de Minas Gerais.
O Gerais de Minas é inspirado nas danças e festividades que permeiam o território mineiro, sendo fruto de uma pesquisa de campo bastante abrangente. A equipe realizou visitas a diversas festas e manifestações folclóricas em todo o estado, recolhendo elementos que traduzem a essência da cultura local.
O espetáculo visa transmitir a complexidade da mineiridade, contemplando as diversas “unidades culturais” que caracterizam Minas Gerais. Entre elas, estão as regiões Norte, Sul, Nordeste, Oeste, Vale do Jequitinhonha, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Grande Sertão e a região Central e Metalúrgica. Cada uma dessas áreas traz consigo particularidades que se entrelaçam para formar a rica tapeçaria da identidade mineira.
Segundo informações disponíveis no site da companhia, “a mineiridade é esse processo de identificações a que estamos sujeitos toda vez que tentamos responder à pergunta do que é ser mineiro, do que faz com que nos sintamos unidos por laços que não são muito claros, mas fortes o suficiente para que possamos estabelecer relações marcadas por características que nos são próprias, por uma cultura que criamos e somos por ela criados”. Essa afirmação representa o profundo vínculo que os mineiros têm com suas raízes e tradições.
Com uma trajetória de 45 anos, o Grupo Sarandeiros se destaca como a companhia mais antiga vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, o grupo conta com mais de 60 dançarinos, todos comprometidos em levar adiante a essência da cultura mineira através da dança. Vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, o grupo é dirigido por Gustavo Côrtes, que também é autor, diretor e cenógrafo do espetáculo Gerais de Minas.
As apresentações do Sarandeiros têm o poder de captar a riqueza cultural de Minas Gerais e apresentá-la de maneira envolvente. Os espectadores poderão vivenciar, por meio das danças, a tradição e a modernidade que coexistem na cultura do estado. Poder participar desse espetáculo é uma oportunidade única de se conectar com as raízes e as expressões artísticas que fazem de Minas Gerais um lugar tão especial.
