Oportunidades no Judiciário e nas Defensorias
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 traz uma ótima nova para os concurseiros: estão previstas 8.150 vagas no Judiciário Federal, no Ministério Público da União (MPU) e na Defensoria Pública da União (DPU). Desse total, 4.985 vagas são para provimento e 3.165 para a criação de novos cargos.
Essas oportunidades abrangem tanto a criação de novas posições quanto o preenchimento de vagas existentes, garantindo chances para os aprovados nos concursos atuais, além dos futuros editais que estão por vir.
As vagas do Poder Judiciário serão distribuídas da seguinte forma:
- Poder Judiciário: 2.565 vagas para criação e 4.418 para provimento.
As oportunidades estarão disponíveis em diversas instituições, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça Militar da União, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Justiça do Distrito Federal e Territórios, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Vagas no Ministério Público e Defensoria Pública
No que diz respeito ao Ministério Público da União (MPU), estão previstas 357 vagas para provimento, distribuídas entre os seguintes órgãos: Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, MP do DF e Territórios, Ministério Público do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público e Conselho Nacional do Ministério Público.
Já na Defensoria Pública da União (DPU), a previsão é de 600 novas vagas para criação e 210 para provimento. Muitos outros concursos já foram autorizados ou anunciados, por isso é essencial acompanhar as atualizações para ficar por dentro dos concursos mais relevantes do momento.
Concursos Regionais: Oportunidades em Todo o País
Além das vagas no Judiciário Federal, os concursos para os Tribunais de Justiça (TJs) regionais e Defensorias Públicas estaduais também estão em destaque. Veja a seguir as previsões para alguns TJs:
- Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ SC): Um novo edital está previsto para 2026, com 2 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, abrangendo cargos de níveis médio e superior.
- Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS): A comissão organizadora já está formada e um novo edital irá oferecer vagas para Analista do Poder Judiciário.
- Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR): O edital está previsto para preencher vagas na carreira de Contador.
- Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ PB): Um novo edital será elaborado para os Núcleos de Apoio da Equipe Multidisciplinar.
- Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ AL): Um novo concurso está com comissão formada, prevendo vagas para Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador.
- Tribunal de Justiça de Goiás (TJ GO): Um novo concurso foi autorizado para o cargo de Analista.
- Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ TO): Há uma necessidade de realização de concurso, especialmente para o cargo de Analista Judiciário.
- Tribunal de Justiça do Ceará (TJ CE): A FCC foi confirmada como organizadora do próximo concurso para servidores.
Concursos Regionais do Trabalho e Eleitorais
Os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) também se movimentam na preparação de novos editais:
- Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT MG): Está previsto um novo concurso para 2026.
- Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT PI): Um novo concurso será realizado após a validade do último certame, que expira em dezembro de 2026.
- Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT RS): Comissão organizadora já está formada para o próximo edital.
- Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT MT): Novo concurso está previsto para 2026.
Procuradorias e Defensorias Públicas Estaduais
Na área das procuradorias, a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro já autorizou um novo concurso com 3 vagas disponíveis. Enquanto isso, a Advocacia Geral da União (AGU) confirmou a solicitação de um novo concurso com 403 vagas ao Ministério da Gestão e Inovação.
Para a Defensoria Pública da União, as perspectivas são de um novo concurso em 2025, com 810 vagas entre criação e provimentos. E as Defensorias Públicas Estaduais seguem atentas: a Defensoria Pública da Paraíba (DPE PB) prevê 20 vagas imediatas para diversas funções, enquanto a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPE ES) estuda a realização de seu concurso.
As novidades não param por aí. Diversos outros concursos estão em planejamento. Portanto, é essencial acompanhar as informações para não perder a chance de se candidatar a uma dessas oportunidades.
