Uma Celebração Cultural
Em 9 de fevereiro de 1907, a palavra “frevo” foi mencionada pela primeira vez na imprensa, no “Jornal Pequeno”, em Recife. Mais de um século depois, esse ritmo vibrante foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para celebrar essa data histórica, o Dia do Frevo agora faz parte do calendário de festividades, e em 2024, a programação promete agitar o Centro do Recife para todos os amantes da cultura.
Neste 9 de fevereiro, o coração da cidade se transforma em um grande palco cultural, com quase 12 horas de apresentações gratuitas no Bairro do Recife e no Derby. Os visitantes poderão aproveitar uma diversidade de atrações, que vão desde orquestras a blocos líricos, passando pelas tradicionais troças carnavalescas e dançarinos de frevo. A festa começa às 8h e vai até as 19h30, trazendo um verdadeiro espetáculo de cores e ritmos.
Atrações Diversificadas
A programação do Dia do Frevo é dividida em quatro atos que refletem a rica tradição cultural do carnaval recifense. Os atos incluem: Alvorada dos Passistas, Almoço com Frevo, Desfile de Agremiações e, por fim, a Apoteose dos Alegres Flabelos.
O primeiro ato, a Alvorada dos Passistas, terá início na Praça e Sinal do Derby, entre 8h e 10h. As apresentações contarão com várias companhias de dança e orquestras, como a Orquestra Frevo Zen, Som Brasil Banda Show e Trilha Nordestina. Além disso, grupos de passistas, incluindo a Cia Dança Perna de Palco e a Nordeste Cia de Dança, prometem encantar o público com suas performances.
Às 15h, a programação segue com o Almoço com Frevo na Praça do Arsenal, onde ocorrerá um encontro especial entre a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e o Clube de Boneco seu Malaquias, junto a participações da Cia de Dança Trapiá e da Escola de Frevo do Recife.
Desfile e Apoteose Final
À tarde, entre 17h e 18h30, está agendado o desfile de agremiações, que partirá da Avenida Rio Branco em direção à Praça do Arsenal. Os foliões serão acompanhados por diversos grupos, como o Madeira do Rosarinho e o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro. A festa culminará com a Apoteose dos Alegres Flabelos, que começa às 18h e contará com a participação de blocos líricos e carnavalescos, como o Bloco Lírico Sempre Feliz e o Bloco Lírico Boêmios da Boa Vista.
Programação Completa
A programação completa do Dia do Frevo é a seguinte:
Alvorada dos Passistas
- 📍 Praça do Derby e Sinal do Derby
- 🕗 08h às 10h
Participações:
- Cia Pernambuco de Dança – Passistas
- Cia AAZ
- Cia de Dança Frevo Circular
- Cia de Dança No Ritmo do Compasso
- Studio 08 de Dança
- Grupo Cultural Balaio Nordestino
- Grupo de Frevo Sombrinha no Ar
- Nordeste Cia de Dança
- Balé Folclórico de Pernambuco
- Cia de Dança Perna de Palco
- Império Frevo Orquestra
- Orquestra Trilha Nordestina
- Orquestra Frevo Zen
- Orquestra Som Brasil Banda Show
Almoço com Frevo
- 📍 Praça do Arsenal
- 🕐 13h às 15h
Participações:
- Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda
- Clube de Boneco Seu Malaquias
- Cia de Dança Trapiá e Escola de Frevo do Recife
Desfile de agremiações, orquestras e passistas
- 📍 Cortejo da Rua do Rio Branco para a Praça do Arsenal
- 🕔 17h às 17h30
Participações:
- Orquestra Forrozão e Banda Só Mulheres
- Cia Ogum Odé
- Capibaribe Frevo Orquestra
- Cia Dançantes do Passo
- Passistas Zenaide Bezerra
- Orquestra Frevárzea
- 🕔 17h às 18h30
Participações:
- Clube Carnavalesco Misto Pão Duro
- Bloco Carnavalesco Lírico Edite no Cordão
- Bloco Eu Quero Mais
- Clube Carnavalesco Misto Girassol da Boa Vista
- Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda
- Clube de Boneco Seu Malaquias
- Madeira do Rosarinho
Apoteose dos Alegres Bandos
- 📍 Praça do Arsenal – Palco
- 🕕 18h às 19h30
Participações:
- Bloco Flabelo Encantado
- Bloco Lírico Com Você no Coração
- Bloco Carnavalesco Lírico Sempre Feliz
- Bloco Carnavalesco Lírico Boêmios da Boa Vista
- Bloco Carnavalesco Flores de Paulista
- Bloco Carnavalesco Lírico Verde Linho
- David Rodrigues
O Frevo em Duas Datas
O frevo, um dos maiores símbolos do carnaval pernambucano, merece mais do que um único dia de comemoração. Assim, além do 9 de fevereiro, o 14 de setembro também é celebrado como o Dia Nacional do Frevo. Essa segunda data homenageia Osvaldo Almeida, um grande defensor e divulgador do ritmo, considerado o responsável por nomear essa manifestação cultural como “frevo”. O termo, aliás, deriva de “frever”, uma palavra que era utilizada para descrever a efervescência e a animação que tomavam as ruas durante o carnaval.
