Minas Gerais expõe riqueza turística na Expo Turismo Goiás
Nos dias 17 e 18 de junho, a diversidade dos destinos turísticos de Minas Gerais ganhou destaque na Expo Turismo Goiás, um dos eventos mais importantes do setor no Centro-Oeste brasileiro. A participação do estado foi marcada pela presença da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG), representada por sua presidente, Teresa Lemos, que conduziu as ações no estande da KS Turis. Nove Instâncias de Governança Regionais (IGRs) estiveram reunidas para apresentar atrativos variados e fortalecer a imagem turística do estado.
Promoção integrada e fortalecimento da governança turística
O espaço dedicado a Minas Gerais contou com materiais e apresentações direcionadas a agentes de viagens, operadores e investidores, destacando as regiões Da Cachaça, Sertão Gerais, Caminho Novo, Nascente do Rio Doce, Serra do Brigadeiro, Serra Geral do Norte de Minas, Velho Chico, Rota do Muriqui e Rota do Triângulo. A iniciativa evidenciou a diversidade cultural, histórica, gastronômica e natural que caracteriza o estado, incluindo o lançamento de publicações como o Catálogo da Ruralidade Viva da Emater-MG e o Guia Cumbucca, de Marcelo Wanderley.
Teresa Lemos ressaltou que essa participação representou uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade dos destinos mineiros diante de um público qualificado do setor turístico. Ela enfatizou que a atuação conjunta das regiões fortalece a comercialização dos destinos e amplia as chances de novos negócios.
Leia também: Minas Gerais Recebe 8ª Edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso com Expectativas Altas
Leia também: Minas Gerais recebe Encontro Nacional que destaca a infância na cultura e educação brasileiras
Resultados concretos para o turismo regional
O estande recebeu visitas de representantes de instituições ligadas ao turismo, reforçando a presença institucional das regiões mineiras e ampliando a divulgação dos atrativos locais. Entre os presentes, estavam lideranças regionais e representantes de entidades que atuam na estruturação e no desenvolvimento do turismo, promovendo o diálogo entre diferentes segmentos do setor.
Segundo Teresa Lemos, a articulação das nove IGRs demonstra a maturidade da governança turística em Minas Gerais e o compromisso com o fortalecimento dos territórios. O trabalho integrado entre as regiões contribui para aumentar a competitividade dos destinos e consolidar sua presença no mercado nacional.
Leia também: Descubra os Cânions Verde-Esmeralda de Capitólio: O Novo Destino de Ecoturismo de Minas Gerais
Além disso, a ação apresentou resultados e iniciativas desenvolvidas em convênios e parcerias institucionais, voltadas ao fortalecimento da governança turística e à promoção integrada dos destinos mineiros, evidenciando o avanço das estratégias de divulgação e estruturação do turismo na região.
