Ranking dos Municípios Exportadores
Doze cidades do estado de Mato Grosso foram incluídas na lista dos 100 municípios que mais exportaram no Brasil em 2025, conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços nesta terça-feira. Rondonópolis e Sorriso foram os destaques, com Rondonópolis ocupando a 24ª posição no ranking nacional, enquanto Sorriso se destacou na 19ª posição. Além deles, Sinop também se destacou, atingindo a 38ª colocação.
No âmbito estadual, Sorriso lidera o volume de exportações, seguido de Rondonópolis, que se posicionou como o segundo maior exportador de Mato Grosso. O estado, por sua vez, ficou em quarto lugar no ranking nacional, superado apenas por gigantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Cidades em Destaque
Além de Sorriso e Rondonópolis, outras nove cidades de Mato Grosso também figuram entre as 100 que mais exportaram em 2025. São elas: Sapezal, Matupá, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Querência, Diamantino, Campo Verde, Canarana e Primavera do Leste. Cada uma dessas cidades conseguiu exportar volumes que variam entre 800 milhões de dólares a 2 bilhões e 600 milhões de dólares no último ano.
Principais Destinos e Produtos
De acordo com o levantamento, a China se manteve como o principal destino das exportações de Rondonópolis, adquirindo mais de 700 milhões de dólares em produtos. Esse montante equivale a quase 30% do total das exportações da cidade no ano de 2025. Entre os principais produtos comercializados, destacam-se a soja e seus derivados, além do algodão e milho.
Exportações Totais de Mato Grosso
No total, o estado de Mato Grosso alcançou a impressionante marca de aproximadamente 27 bilhões de dólares em exportações no ano passado. Dentre os países compradores, a China se destacou novamente como o maior importador, com aquisições que ultrapassaram 11 bilhões de dólares, representando 41% de todas as exportações mato-grossenses. Esse cenário reforça a importância do agronegócio e a crescente relevância do estado no comércio exterior brasileiro.
